Visita de Estudo ao Instituto Ricardo Jorge

Salesianos do Estoril > Escola > Visita de Estudo ao Instituto Ricardo Jorge

Nos dias 12 e 13 de dezembro, os nossos alunos do 9º ano foram visitar o Instituto Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, e tiveram a possibilidade de “explorar” o mundo da promoção da saúde através de apresentações interativas e experiências em ambiente laboratorial.

A visita de estudo teve início, no auditório do INSA, com uma palestra informativa e interativa sobre os riscos associados às doenças cardiovasculares em que os estudantes mergulharam nos detalhes dos fatores que podem afetar o coração e aprenderam sobre medidas preventivas para manter uma vida saudável. Já no laboratório, os jovens cientistas em formação realizaram uma experiência: a extração de DNA, mas neste caso de morangos.

Guiados por investigadores do INSA, os estudantes descobriram como o material genético pode ser obtido e como o DNA extraído de doentes pode ser fundamental na identificação e tratamento de diversas doenças. 

Além de uma oportunidade para explorarem e se inspirarem no vasto campo das ciências biomédicas, a atividade pretendeu ainda deixar nestes estudantes uma marca duradoura, incentivando-os a considerar futuros promissores no mundo da saúde e da investigação científica ou, pelo menos, a adquirem e ajudarem os outros a adotar estilos de vida mais saudáveis.