Nos Salesianos do Estoril, a matriz curricular do 3.º Ciclo do Ensino Básico (alunos dos 11/12 anos aos 14/15 anos) integra as componentes do currículo nacional, definido pelo Ministério da Educação e Ciência, em articulação com as disciplinas de complemento à educação artística.
A matriz curricular é constituída por várias disciplinas e áreas de estudo (Português, Línguas Estrangeiras, Ciências Humanas e Sociais, Matemática, Ciências Físicas e Naturais, Expressões e Tecnologias e Educação Moral e Religiosa Católica). Além das disciplinas obrigatórias, destacamos a seguinte oferta curricular:
Todas as disciplinas pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, proporcionando a integração e articulação de experiências e saberes de áreas distintas.
As atividades curriculares do 3.º CEB decorrem de 2.ª a 6.ª feira, das 8h15 às 17h10.
De acordo com a Proposta Educativa da Escola Salesiana e com o nosso Projeto Educativo Pastoral, as atividades das diferentes disciplinas acontecem em simultâneo e em articulação com um conjunto de experiências de construção de conhecimento e crescimento pessoal, assentes na missão, visão, princípios e valores salesianos, cientes de que integramos uma plataforma de evangelização que “educa evangelizando e evangeliza educando”.
Tendo como principal objetivo a formação e educação de “honestos cidadãos e bons cristãos”, os nossos jovens têm, no 3.º ciclo, possibilidades várias de desenvolvimento das competências que devem distinguir um aluno salesiano, que se pretende alegre, autónomo, comprometido, crítico, criativo, empreendedor, responsável e solidário.
Numa fase tão importante do desenvolvimento dos jovens, na continuidade das conexões horizontais estabelecidas com os ciclos e anos precedentes, os alunos do 3.º ciclo são o centro de uma aprendizagem de natureza social, onde não se descuram as emoções, bem como o reconhecimento das diferenças individuais.
Optamos por um modelo educativo que assenta na avaliação para as aprendizagens, com ênfase no feedback descritivo, que, a qualquer momento, permite e potencia a recuperação e consolidação das aprendizagens.
Ana Luísa Raposo | Segunda-feira, das 09h00 às 10h00
Quinta-feira, das 09h00 às 10h00 |
Turma | Diretor de Turma | Horário de atendimento |
---|---|---|
7.º A | Helena Spínola | Terça-feira, das 10h10 às 11h00 |
7.º B | Pedro Silva | Terça-feira, das 10h55 às 11h40 |
7.º C | Maria Isabel Carrilho | Quinta-feira, das 09h10 às 10h00 |
7.º D | Miguel Reinaldo | Quarta-feira, das 10h10 às 10:55 |
7.º E | Paulo Monho | Segunda-feira, das 14h00 às 14h45 |
7.º F | Susana Maia | Sexta-feira, das 09h45 às 10h30 |
8.º A | Maria Alexandra Pereira | Quarta-feira, das 10h10 às 10h55 |
8.º B | Susana Afonso Dias | Segunda-Feira, das 10h15 às 11h00 |
8.º C | Sónia Fernandes | Terça-Feira, das 14h30 às 15h15 |
8.º D | Alexandre Leandro | Segunda-Feira, das 16h10 às 16h55 |
8.º E | Susana Oliveira | Segunda-feira, das 10h10 às 10h55 |
8.º F | José Gonçalves | Quinta-feira, das 12h40 às 13h25 |
8.º G | Lisa Costa | Segunda-feira, das 10h10 às 10h55 |
9.º A | Isabel Loureiro | Quarta-feira, das 09h10 às 10h00 |
9.º B | Ilídio Pires | Sexta-feira, das 11h15 às 12h00 |
9.º C | Inês Damião | Terça-feira, das 14h30 às 15h15 |
9.º D | Bernardo Viana | Quinta-feira, das 09h05 às 09h50 |
9.º E | Inês Assunção | Quarta-feira, das 09h05 às 09h50 |
9.º F | Catarina Fonseca | Terça-feira, das 10h55 às 11h40 |
9.º G | André Campos | Segunda-Feira, das 09h05 às 09h50 |