Sobre nós

Oratório

Oratório-Centro Juvenil dos Salesianos do Estoril

O Oratório Salesiano é um ambiente educativo-pastoral aberto a toda à comunidade, onde são privilegiadas atividades em grupo de forma planeada e estruturada assentes no amor ao próximo, nos valores cristãos e na pedagogia salesiana.

Este ambiente está integrado na comunidade Educativa dos Salesianos do Estoril e o seu funcionamento acontece através de uma intervenção corresponsável protagonizada por crianças, jovens, adultos, numa sinergia de animadores, jovens, adultos e salesianos.

Como Dom Bosco, pretende formar “Bons cristãos e honestos cidadãos” promovendo o protagonismo juvenil, através do otimismo, da alegria, da amabilidade, do compromisso social, do sentido eclesial e da caridade como serviço.

Movimento Juvenil Salesiano

O MJS (Movimento Juvenil Salesiano) é a comunhão de diversos grupos, movimentos e associações juvenis que, mantendo as suas características próprias, se sentem unidos numa mesma proposta educadora e evangelizadora, inspirada no espírito e estilo de Dom Bosco e de Madre Mazzarello.

Catequese

A catequese é um itinerário de educação integral à fé, que promove a identidade humana e a identidade cristã; deve assumir todas as tarefas tradicionais da catequese: iniciar à fé, à vida moral, à celebração dos sacramentos, à oração, à pertença eclesial, bem como ao sentido de missão.

Destinatários

É dirigida fundamentalmente aos nossos alunos, que não a podem frequentar na paróquia, que acreditamos ser lugar privilegiado de amadurecimento na fé e de pertença à comunidade cristã.

Itinerário catequético

Proporcionamos um percurso de dez anos de catequese, do 1º ao 10º volume, através do projeto “Ligações. Itinerário de educação à fé”, uma proposta dos Salesianos em Portugal em relação aos desafios postos pela sociedade e cultura contemporâneas.

Sacramentos da Iniciação Cristã (Batismo, Eucaristia e Crisma)

Damos a conhecer que a nossa escola, em comunhão com a paróquia de Santo António do Estoril, proporciona a realização dos Sacramentos do Batismo, Primeira Comunhão e Crisma, para todos aqueles que manifestem ser esta a sua vontade.

Horários da catequese

1.º ano: 3ª feira, às 12h30 (presencial)
2.º ano: 4ª feira, às 12h30 (presencial)
3.º ano: 5ª feira, às 12h30 (presencial)
4.º ano: 2ª feira, às 12h30 (presencial)
5.º ano: 6ª feira, às 16h00 (zoom)
6.º ano: 6ª feira, às 17h00 (zoom)
7.º ano: 2ª feira, às 16h00 (zoom)
8.º ano: 3ª feira, às 16h00 (zoom)
9.º ano: 4ª feira, às 16h00 (zoom)
10.º e 11.º ano: sábado, às 11h00 (zoom)

ou

Catequese presencial do 5.º ao 10.º/11.º ano aos domingos, às 10h00, seguida de eucaristia dominical às 11h00.

Escuteiros

Sempre Alerta, para servir, ao longo destes anos, animados com o que Baden Powell nos ensinou e com o espírito de Dom Bosco que nos ensina a estar também próximo dos jovens e, com alegria. aprender e trabalhar para sermos melhores pessoas, deixando o mundo um pouco melhor.

www.75.escutismo.pt

Missão Anima

A Missão Anima é uma proposta de evangelização através da ação. Em contextos tão diversos como escolas, ATL, lares, ruas, casas, hospitais, igrejas, a esperança e o amor de Deus chegam a pessoas a quem, os gestos, os olhares e os toques dos jovens, dizem mais do que muitas palavras.

Mais do que uma experiência pessoal, jovens entre os 16 e os 18 anos são convidados a um altruísmo sem comparação, a ações voluntárias que beneficiam apenas o outro e que acabam por fazer toda a diferença em ambas as vidas.

Movantas

O Movantas é uma proposta de Campos de Fé(rias) que proporcionam, de uma forma divertida e simples, falar de Jesus a crianças e adolescentes. O grande desafio é fazer crescer nos seus corações o amor a Jesus, a Nossa Senhora e à Igreja, através da alegria, do cumprimento dos seus deveres e compromisso com o mundo. Ao longo do ano temos várias propostas de atividades. Quem participa é claramente surpreendido por Jesus!

Acólitos

O acolitado é o serviço privilegiado de aproximação a Jesus no sacramento da Eucaristia. Neste grupo, os jovens participam na Eucaristia com a missão específica de servir ao altar. 

A pastoral dos Salesianos do Estoril tem um grupo de acólitos, constituído por rapazes e raparigas, entre os 6 e os 22 anos, e reúnem-se para preparar as celebrações dominicais e festivas da nossa escola. 

Mais informações: Contactar o Diác. Diogo Almeida ou a Pastoral dos Salesianos do Estoril.

Encontros com D. Bosco e Madre Mazzarello

São encontros de âmbito vocacional orientados para rapazes e para raparigas do 3º ciclo até ao ensino Universitário. Tem por objetivo principal proporcionar um percurso de descoberta e formação pessoal a respeito da vocação a que Deus os chama. 

Em cada mês há um encontro mensal, numa tarde ou noite (de acordo com a idade), em que os jovens refletem sobre um tema e partilham as suas experiências de vida.

Uma vez por período temos os chamados encontros especiais, em que, saindo dos espaços habituais da sua escola, poderão conhecer e conviver com outros jovens que fazem o mesmo percurso e partilham as mesmas inquietações.

Para fazer parte destes encontros deverá contactar o Diác. Diogo Almeida ou a Pastoral.

Coro

“Cantar é rezar duas vezes” dizia Santo Agostinho.

Animar as celebrações eucarísticas através da música é dos serviços mais artísticos e belos da liturgia. Cantar ou tocar um instrumento musical é claramente colocar os dons e talentos que Deus nos deu a render, ajudando a comunidade cristã a celebrar. 

Serviços

Eucaristias

De segunda-feira a sábado: 12h00
Domingo: 09h30,  11h00, 12h30.
Dias 24 de cada mês, às 21h00 (em honra a N.ª Sr.ª Auxiliadora)

Terço

Dia 13 de cada mês, às 21h00
Dias 24 de cada mês, às 21h00 (terço e Eucaristia)

Confissões

De segunda a sábado:
das 11h30 às 12h15

Ao Domingo:
15 min antes de cada eucaristia

Pastoral

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 17h00.