Pré-Escolar

Salesianos do Estoril > Pré-Escolar

Nesta etapa do desenvolvimento infantil – dos 3 aos 5 anos – assume-se como crucial uma intervenção potenciadora, dirigida a todos os domínios do desenvolvimento humano, capaz de desenvolver estruturas neurológicas diferenciadas e de promover um sentimento de pertença e bem-estar na escola e no mundo.

Nesta Casa Salesiana, os objetivos educativos decorrem da pedagogia e ensinamentos de D. Bosco que afirma: “Educar é um assunto do coração”.

Na Educação Pré-Escolar (EPE) são valorizamos os estímulos e oportunidades. De facto, é, nestes anos que se concretiza a maturação neurológica do cérebro humano, órgão que cresce com o uso e onde reside a potencialidade de todas as inteligências e habilidades.

As aprendizagens

De acordo com o Projeto Educativo, as atividades educativas para a EPE decorrem entre as 8h30 e as 16h00, integrando as Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar.

Contamos com uma equipa educativa com educadores especializados e docentes especialistas em diferentes áreas do saber, onde mediante projetos transversais, as aprendizagens se tornam profundas e significativas.

Os ambientes com professores especialistas são desenvolvidos em par pedagógico com a educadora titular, assegurando uma formação de qualidade e integrada. Apresentamos um projeto educativo diversificado e uma matriz educativa organizada por Oficinas, que abrangem vários Ambientes de Aprendizagem:

  • Oficina da CRIATIVIDADE
  • Oficina da DESCOBERTA
  • Oficina do SER
  • Oficina do SABER

Ambientes de aprendizagem

Nos Salesianos do Estoril dispomos de seis salas de Educação Pré-Escolar, com agrupamentos flexíveis, de forma a potenciar as competências, conhecimentos, habilidades e atitudes, essenciais e transversais nas crianças. Assim, desafios, oportunidades, flexibilidade, diferenciação de experiências, são palavras-chave, onde a exploração do meio é também uma questão central e desenvolvida nos espaços interiores, nos espaços exteriores e também, no verde Bosque Pedagógico. Destaca-se para a divisão das atividades em quatro áreas:

O Bom Dia

O início da jornada diária realiza-se com a tradição Salesiana do Bom Dia que promove, entre outras, a oportunidade de descobrir o inédito, a escuta, a interiorização e a expressão. É um momento de alegria, de oração e reflexão que nos predispõe para dar o melhor de nós em cada dia.

Horário de Atendimento

sujeito a marcação prévia

Diretor da EPE e 1.º Ciclo

Vítor Sales Quinta-feira, das 09h00 às 10h30

Educadoras Titulares

Grupo Educadora Titular Horário de atendimento
EPE A Marta Ribeirinha Quarta-feira, das 09h00 às 09h30
EPE B Catarina Antunes Quarta-feira, das 09h30 às 10h00
EPE C Joana Moura Sexta-feira, das 09h30 às 10h00
EPE D Madalena Fernandes Quarta-feira, das 10H30 às 11H00
EPE E Filipa Amaro Monteiro Segunda-feira, das 09h30 às 10h00
EPE F Elisa Rodrigues Terça-feira, das 11h00 às 11h30