Salesianos do Estoril

Departamento Psicopedagógico

Salesianos do Estoril > Departamento Psicopedagógico

O Departamento Psicopedagógico dos Salesianos do Estoril, DPP-SE orienta as suas práticas para uma ação comum, em todos os níveis de ensino, que assegura a prossecução do bem-estar psicológico, o apoio ao processo de ensino e de aprendizagem, mediante uma abordagem sistémica com os diferentes intervenientes do processo educativo.

À luz das suas atribuições, assume um papel fundamental na construção de uma escola que se quer próxima, humana e com o sentido de urgência e sensibilidade que o processo de adaptação aos tempos que todos vivemos requer.

Eixos de intervenção

  • Consultoria psicopedagógica aos professores, alunos, pais e técnicos da comunidade educativa
  • Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação InclusivaIdentificação/implementação de medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão definidas ou a definir nos MOD. 2, RTP/PEI/PIT; sugestão: (realização de reuniões com professores e pais e concretização dos procedimentos subsequentes).
  • Implementação das intervenções diretas no âmbito da Educação EspecialIndividuais e em pequeno grupo.
  • Intervenções diretas e individuais no âmbito da Psicologia
  • Intervenções diretas em pequeno e grande grupo no âmbito da Promoção de CompetênciasDesenvolvimento; (Educação Pré-escolar); Pré-Competências de Leitura e Escrita (1º, 2º, 3º e 4 anos anos); Funções Executivas - atenção, memória, planeamento, auto-regulação 1º e 2º ciclos); Desenvolvimento Pessoal e Vocacional (7º e 8º e 9º anos); Métodos e Técnicas de Estudo à distância (10º, 11º e 12º anos) e (sessões síncronas e assíncronas com horário semanal pré-estabelecido).
  • Desenvolvimento Pessoal, Maturidade Vocacional e Orientação EscolarSessões síncronas e assíncronas, horário definido em função da tipologia de intervenção
  • Processos de transição de ciclo e constituição de turmas
  • Mente Saudável e Bem-estar Psicológico promoção do bem-estar psicológico da Comunidade Educativa
  • Colaboração com os diversos ambientes da comunidade

Equipa

Coordenador Luís Lisboa
luis.lisboa@estoril.salesianos.pt
EPE e 1.º Ciclo Joana Neto Nogueira– Psicóloga
Raquel Felgueiras – Psicóloga
Luciana Fernandes – Educação Especial
2.º ciclo Cátia Viegas – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
3.º ciclo Rita Costa – Psicóloga
Rita Pestana – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
Ensino Secundário Luís Lisboa – Psicólogo
Luciana Fernandes – Educação Especial