Salesianos do Estoril

Departamento Psicopedagógico

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O Departamento Psicopedagógico dos Salesianos do Estoril, DPP-SE orienta as suas práticas para uma ação comum, em todos os níveis de ensino, que assegura a prossecução do bem-estar psicológico, o apoio ao processo de ensino e de aprendizagem, mediante uma abordagem sistémica com os diferentes intervenientes do processo educativo.

À luz das suas atribuições, assume um papel fundamental na construção de uma escola que se quer próxima, humana e com o sentido de urgência e sensibilidade que o processo de adaptação aos tempos que todos vivemos requer.

Eixos de intervenção

  • Educação InclusivaReconhecimento da diversidade na sociedade em geral e na Escola em particular, adequando os processos de ensino às características e condições individuais de cada pessoa-aluno, mobilizando meios para que todos aprendam e participem na vida da comunidade educativa.
  • Desenvolvimento pessoal, social e aprender a aprenderIPromoção de competências pedagógicas e de abordagem às aprendizagens mais eficazes e promotoras do desenvolvimento pessoal, social e profissional, que estimulem um desenvolvimento de competências mais alinhadas ao perfil de aluno e do educador salesiano.
  • Maturidade vocacionalFornecer oportunidades e ferramentas para que o/a aluno/a seja o/a protagonista e o responsável do seu projeto educativo, reflita com profundidade sobre quem é e para quem é, para onde vai no sentido do encontro com a sua vocação.
  • Bem-estar psicológico da comunidade educativaPromover um funcionamento positivo dos alunos e educadores conducente à autoaceitação, criação de relacionamentos acolhedores, seguros e satisfatórios com outras pessoas, ser autodeterminado, independente, autónomo, ter domínio sobre o ambiente, ter propósito na vida e estar aberto a novas experiências.
  • Consultoria da comunidade escolarContribuir para a capacitação dos Agentes Educativos com conhecimentos e competências que poderão ser generalizadas a novos desafios, apresentando por isso um elevado potencial preventivo.

Intervenções transversais aos diferentes Ciclos

  • Constituição de turmas;
  • Consultoria aos docentes;
  • Apoio na dinamização de aulas de Cidadania;
  • Análise da sociometria das turmas;
  • Triagem de dificuldades escolares;
  • Articulação com técnicos externos
  • Apoio nas transições de ciclo;
  • Observação de aulas;
  • Intervenções específicas com turmas sinalizadas.

Equipa

Coordenador Luís Lisboa
luis.lisboa@estoril.salesianos.pt
EPE e 1.º Ciclo Joana Neto Nogueira– Psicóloga
Francisca Faria – Psicóloga
Luciana Fernandes – Educação Especial
2.º ciclo Cátia Viegas – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
3.º ciclo Rita Costa – Psicóloga
Rita Pestana – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
Ensino Secundário Luís Lisboa – Psicólogo
Luciana Fernandes – Educação Especial
Coordenador Luís Lisboa
luis.lisboa@estoril.salesianos.pt
EPE e 1.º Ciclo Joana Neto Nogueira– Psicóloga
Francisca Faria – Psicóloga
Luciana Fernandes – Educação Especial
2.º ciclo Cátia Viegas – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
3.º ciclo Rita Costa – Psicóloga
Rita Pestana – Psicóloga
Liliana Fernandes – Educação Especial
Ensino Secundário Luís Lisboa – Psicólogo
Luciana Fernandes – Educação Especial