Ensino Básico

1.º Ciclo

Salesianos do Estoril > 1.º Ciclo

Nesta etapa do desenvolvimento – dos 6 aos 10 anos – privilegiamos a promoção de diferentes competências e recursos cognitivos e emocionais.

Pretendemos valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico, para proporcionar uma articulação, integração entre saberes e experiências.

As aprendizagens

As atividades curriculares para o 1.º Ciclo do Ensino Básico decorrem entre as 08h30 e as 16h30m, integrando o currículo nacional e as disciplinas do currículo dos Salesianos do Estoril.

Contamos com uma equipa educativa composta por professores titulares e professores especializados, em diferentes áreas do saber, onde mediante projetos transversais as aprendizagem se tornam profundas e significativas. As disciplinas com professores especialistas são lecionadas em par pedagógico com o professor titular, assegurando uma formação de qualidade e integrada. 

Ambientes de aprendizagem

Optamos por um modelo educativo eclético onde a oportunidade de experimentação ocupa um papel crucial e onde as metodologias ativas, aprendizagem cooperativa e metodologia de projeto e resolução de problemas ganham lugar.

As disciplinas do currículo pretendem valorizar o crescimento intelectual, emocional e artístico; oferecer uma oportunidade de crescer na multiplicidade de saberes; possibilitar novas aprendizagens e descobertas; permitir conhecer outras pessoas e ambientes; e essencialmente, formar pessoas integrais para uma sociedade diferente.

Componentes do currículo no 1.º Ciclo

  • Português
  • Matemática
  • Estudo do Meio
  • Inglês
  • Expressões (Artes Visuais, Expressão Dramática, Música)
  • Expressões Físico-Motoras (Educação Física)
  • Educação Moral e Religiosa Católica
  • Informática /Robótica e Programação

O Bom Dia

O início da jornada diária realiza-se com a tradição Salesiana do Bom Dia que promove, entre outras, a oportunidade de descobrir o inédito, a escuta, a interiorização e a expressão. É um momento de alegria, de oração e reflexão que nos predispõem para dar o melhor de nós a cada dia.