Departamento Psicopedagógico

Bem-estar na Comunidade

Na escola dos nossos Sonhos as crianças crescem felizes testemunhando a felicidade dos adultos.

Pensar a educação implica atender à integração de uma multiplicidade de variáveis contextuais destacando, para o efeito as sociopolíticas e culturais. Esta co-ocorrem com a evolução da investigação sobre o tema e tendem a consubstanciar-se em sucessivas reforças educativa, face às evidências científicas que vão emergindo.  

Regressar às aulas e à socialização presenciais, após um período de distanciamento físico, adquire agora novos significados. Neste contexto de nova consciência social – a perceção da importância do Bem-Estar da Comunidade Educativa, ganha centralidade, na orientação estratégia dos Salesianas do Estoril.

A qualidade das relações interpessoais, do trabalho e das aprendizagens, tem uma relação direta com o bem-estar e a saúde psicológica. Nesta perspetiva os Salesianos do Estoril têm desenvolvido um conjunto ações promotoras dos mesmos, dirigidas a todos os elementos da comunidade educativa, com um enfoque particular nas componentes subjacentes ao processo educativo.

A agenda educativa e a escola bem-sucedida também é aquela que inclui a promoção das competências sociais e emocionais e saúde mental enquanto fundamentos da personalidade saudável e do envolvimento cívico da sua Comunidade.

Assumindo um papel positivo e cuidador de todos os nossos Colaboradores e Alunos propomo-nos os seguintes objetivos:

  • Contribuir para o desenvolvimento positivo e para a qualidade de vida numa variedade de domínios, incluindo a satisfação com a escola, com o trabalho e com a vida;
  • Melhorar a regulação emocional, as estratégias de coping e de resolução de problemas, a empatia e o ajustamento psicológico;
  • Criar resiliência, proporcionando os recursos internos para lidar com os fatores de stress negativos e ultrapassar desafios e dificuldades;
  • Aumentar o bem-estar dos jovens, das suas famílias e comunidades oferecendo oportunidades de apoio e acompanhamento;
  • Favorecer positivamente horizontes de esperança, catalisadores de compromisso e responsabilidade pela transformação social.