Adventure park Jamor – Salesianos do Estoril

Salesianos do Estoril > Ensino Secundário > Adventure park Jamor – Salesianos do Estoril

No passado dia 29 de setembro, os alunos do 10.º ano realizaram uma visita de estudo programada pela equipa dos diretores de turma, com o objetivo de proporcionar um início de ano letivo diferente do habitual. Nos anos letivos anteriores, no primeiro dia de aulas, os alunos eram convidados a participar em várias atividades, de modo a uma maior interação e conhecimento mútuos, mas no espaço da escola. Desta vez além disto no primeiro dia de aulas, foi-nos proporcionada uma experiência mais enriquecedora, cumprindo o objetivo de nos conhecermos melhor e de valorizarmos o trabalho em equipa.

A saída da escola foi às 8 horas, por turmas. O trajeto foi feito de comboio, desde a escola até Cruz Quebrada e ainda o percurso a pé até ao parque. No fim da atividade regressámos à escola, por volta das 15 horas. Almoçámos no parque em forma de piquenique e realizámos dois tipos de atividades, em que as várias turmas foram divididas e, enquanto umas realizavam uma atividade, as restantes realizavam outra.

As atividades eram o circuito de arborismo e ainda uma prova de orientação. A prova de orientação foi dividida por grupos em que o objetivo era seguir o mapa, encontrar os vários pontos, marcá-los numa folha e, no final, regressar ao ponto de partida. Esta prova serviu para acreditarmos nas várias suposições que cada um de nós tinha acerca dos caminhos que devíamos seguir, ou seja, serviu para acreditarmos uns nos outros e trabalhar em equipa para chegar ao final da prova. No início do circuito de arborismo foi-nos feito um briefing para esclarecer as regras de segurança a ter em conta. O momento do circuito foi para mim o mais importante. Foi nesta prova que se sentiu mais o apoio que cada um de nós deu aos restantes colegas, de modo que todos conseguíssemos chegar ao final desta prova sem que qualquer um de nós tivesse ficado para trás.

Esta atividade foi muito benéfica, tanto para nós alunos, como também para os professores, estabelecendo uma relação mais próxima entre todos. Sem dúvida que este tipo de experiências deverão ser para repetir.