Conselho EcoEscolas

Salesianos do Estoril > Notícias > Conselho EcoEscolas

No dia 9 de fevereiro reuniu-se o Conselho Ecoescolas dos Salesianos do Estoril – Escola, para analisar os resultados da auditoria ambiental e definir as áreas de intervenção prioritárias. Aceitaram o convite 50 ecodelegados dos vários ciclos de ensino, que partilharam com entusiasmo as suas ideias para tornar a nossa escola mais sustentável. Aqui ficam algumas das motivações dos nossos alunos:

Devemos plantar árvores no bosque e formar equipas para recolher o lixo da mata”. (Isabela, 3º ano)

Gostava de pensar numa forma de guardar água da chuva e fazer mais atividades biológicas nas aulas”. (David, 5º ano)

Vejo os recreios com muito lixo no chão. Deveremos fazer uma campanha de sensibilização impactante para acabar com este comportamento dos alunos”. (Salvador , 7º ano)

Poderiam ser alunos mais velhos a ir com alunos mais novos plantar árvores, dentro da escola ou na zona envolvente”. (Marta, 12º ano)

Podemos fazer “casinhas” para os animais e usar a comida que desperdiçamos para adubo”. (Sara, 3º ano)

Podemos fazer compostagem e plantar mais árvores”. (Leonor, 5º ano)

Podemos fazer visitas de estudo relacionadas com o ambiente, e que juntem a natureza e o conhecimento da biodiversidade. Também devíamos aproveitar mais a luz solar, implementando um dia por semana “SEM LUZ”. (Inês, 9º ano)

Devia-se aumentar a venda de fruta no bar e diminuir a utilização de sacos de papel”. (Clara, 10º ano)

Eu posso fazer um vídeo a mostrar como se pode reciclar as máscaras, para apresentar no bom dia. Também podemos fazer obras de arte com lixo”. (Matilde, 3ºano)

Podíamos usar a mata de forma mais regular, para educação ecológica, para aulas de Educação Física ou para cultivar hortas biológicas”. (Mateus, 9º ano)

É essencial sensibilizar os alunos para não atirarem lixo para o chão e evitar o desperdício na cantina”. (José , 10º ano)

A equipa ecoescolas trabalhará e far-se-á ajudar para pôr em prática a resposta a estes desafios e tornar a escola cada vez mais verde!