Entrevista Selo SaudávelMente

Salesianos do Estoril > Escola > Entrevista Selo SaudávelMente

A obtenção do Selo SaudávelMente atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses é algo que muito orgulha as instituições que a recebem, mas será que para assegurar o bem-estar da comunidade educativa é suficiente a adoção de práticas? Ou os valores e missão de cada Escola também contribuem para a felicidade de quem lá estuda e trabalha?  

Vamos conhecer a identidade da Escola dos Salesianos do Estoril pela voz da Dra. Susana Marques da Cunha, membro da direção da Escola. 

A Escola dos Salesianos do Estoril é regida pela sua raiz católica. De que forma, os valores da Escola Católica são transmitidos aos alunos?

Os valores católicos fazem parte da nossa identidade e da nossa matriz institucional, estando patentes numa pedagogia de proximidade assente no sistema preventivo de D. Bosco, que apela a valores da alegria, da bondade, do são equilíbrio que procura o bem-estar de todos e inspira o cuidado por si mesmo, pelo outro e pela “casa comum”. De modo particular, concedemos uma importância fundamental à relação educativa como parte integrante da educação das nossas crianças e jovens, gerando-se, assim, um ambiente educativo harmonioso onde o adulto se apresenta como um educador de referência para os mais novos. Ser educador, numa casa Salesiana, é ajudar a esculpir uma “pedra em bruto”, procurando tirar o que não importa e salientar o que valoriza e faz feliz a Pessoa. 

No que diz respeito à prática religiosa, é tradição salesiana promover o respeito por todos e pela inclusão, mas, simultaneamente, apresentando ofertas respeitadoras de uma experiência de fé que valoriza o protagonismo dos alunos, a abertura à transcendência e ao humanismo inspirado em Jesus Cristo como modelo de referência. Interessa-nos, por isso, formar para uma cidadania ativa de inspiração cristã e que se traduz, igualmente, no cuidado pelos conteúdos das diferentes disciplinas e, de modo particular, de cidadania e EMRC.  

Também, logo no início de cada dia, manifestamos a nossa matriz no que habitualmente chamamos “Bom dia”. É um momento breve de reflexão e oração, onde somos convidados a comprometermo-nos a dar o melhor de nós a cada dia, num compromisso conjunto que ajuda a formar laços de amizade e união. Também, ao longo do ano letivo, são vários os momentos festivos e litúrgicos, onde, em comunidade, se celebra e se agradece em conjunto pelo dom da vida, da alegria e da comunhão.  

No site dos Salesianos do Estoril pode ler-se que a principal finalidade do vosso trabalho é “garantir uma educação integral aos alunos”. Como é que a vossa atuação pedagógica concretiza este objetivo? 

Somos muito mais do que uma escola. Somos um conjunto de ambientes educativos. Dentro do nosso campus educativo, temos o Ambiente Escola, o Ambiente Artisport e o Ambiente Oratório-Centro Juvenil.  

O Ambiente Escola acolhe crianças dos 3 anos ao 12.º ano. Está orientado com base num modelo pedagógico que congrega a tradição e a inovação, sustentado numa relação educativa de proximidade, numa matriz curricular integrada e de profundidade que dá significado às aprendizagens; adotamos metodologias ativas que dão espaço ao protagonismo juvenil, funcionamos em equipas educativas e trabalhamos colaborativamente. Assumimos uma avaliação formativa e de feedback que facilita o autoconhecimento e autoconsciência de cada um dos nossos alunos e temos espaços de aprendizagem integrados e tecnologicamente apoiados, que funcionam como elementos facilitadores da nossa ação educativa. Temos parcerias com instituições do sector público e privado, universidades e empresas, para que os nossos alunos possam crescer para fora de portas, num ambiente seguro e protetor.  

O Ambiente Artisport reforça, numa perspetiva integral da formação dos nossos alunos, a atividade desportiva, cultural e recreativa. No Artisport, cada criança e jovem escolhe o seu percurso formativo à medida do seu sonho. Os educadores, em contextos privilegiados, acompanham e orientam os seus destinatários na concretização dos objetivos a que cada um se propõe. Estas atividades são, também, espaço de inovação, descoberta e ensaio para outros paradigmas pedagógicos que sabemos eficazes no processo ensino-aprendizagem.  

O Ambiente Oratório-Centro Juvenil Salesiano é um ambiente tipicamente não formal de base associativa. Neste ambiente educativo e evangelizador, são inúmeras as propostas que oferecemos de reflexões temáticas, oração, catequese, escuteiros, voluntariado, local, nacional e internacional…  Bem ao estilo salesiano, há uma intenção consciente por promover uma intervenção corresponsável protagonizada simultaneamente pelas crianças, pelos jovens e pelos adultos.  

Acreditamos que uma formação integral só é possível com ambientes educativos próximos e ecléticos que permitam que cada criança/jovem e as suas famílias realizem as suas escolhas e opções, com base nos seus valores e sonhos, almejando que cada um dos nossos alunos possa descobrir a sua vocação e o seu próprio sentido da vida.   

Os Salesianos do Estoril foram, em setembro de 2022, reconhecidos pela Ordem dos Psicólogos com o selo SaudávelMente – um selo que distingue escolas com políticas educativas que promovam o desenvolvimento cognitivo, emocional, da carreira, da aprendizagem, da inclusão e da saúde psicológica de toda a comunidade educativa. Que práticas e abordagens educativas adotadas levaram à atribuição deste selo? 

Nos Salesianos do Estoril, temos o privilégio de contar com uma vasta equipa de técnicos especializados na área da psicologia da educação e na saúde mental.   

Em 2022, contávamos com um departamento psicopedagógico composto por seis psicólogos e dois professores de educação especial, distribuídos por todos os ciclos de ensino e com um plano anual de atividades sustentado num diagnóstico de necessidades, e atuando de forma estruturada com programas de intervenção destinados às diferentes faixas etárias nos domínios cognitivo, emocional e vocacional.  

Esta equipa adota uma abordagem predominantemente sistémica, mediante a capacitação de educadores e pais, e uma intervenção direta, especialmente em grupo, com os alunos.  

Temos também um posto clínico com duas enfermeiras e um fisioterapeuta, que trabalham em estreita colaboração com toda a equipa educativa, e o departamento psicopedagógico, com uma disponibilidade e proximidade que cuida e acolhe.  

As lideranças e as políticas organizacionais estão muito sensíveis a estas questões. Acreditamos que o nosso principal bem são as Pessoas e, por isso, cuidamos do seu bem-estar. Criámos em 2023 outro departamento, o Departamento de Inovação, Investigação e Desenvolvimento, este mais centrado no cuidado aos nossos colaboradores, com processo de seleção, recrutamento e acolhimento, formação e gestão de carreiras, comunicação e processos de inovação e desenvolvimento, assente em mecanismos de investigação-ação, e alinhado à implementação de medidas de responsabilidade social, sendo nosso propósito sermos também reconhecidos como um Local de Trabalho Saudável, candidatura, aliás, que acabámos de realizar pela primeira vez.  

De forma a complementar o trabalho realizado por parte da organização educativa, era desejável que existisse um acompanhamento dos alunos nas suas casas, por parte das famílias e encarregados de educação. De que modo o Colégio envolve as famílias no dia a dia educativo dos jovens? 

O envolvimento das famílias no processo de educação das suas crianças é essencial. Por norma, os nossos pais são bastante proativos neste envolvimento, assumindo a sua responsabilidade capital neste processo. A escola assume a responsabilidade de ajudar a educar e formar as crianças e jovens, funcionando como uma organização facilitadora e complementar à ação educativa dos pais. 

A oportunidade de atuar num contexto de parceria com partilha de várias visões sobre as situações permite-nos, não só um grande enriquecimento, como confere uma clara visão sobre os papeis de complementaridade dos diferentes interlocutores, o que é promotor da responsabilidade partilhada.  

Da nossa parte, estamos sempre disponíveis para acolher os pais, bastando para isso que agendem reuniões com os professores titulares ou diretores de turma. e, quando necessário, com os membros da direção. 

Facilitamos, também, esta aproximação por meio de diferentes iniciativas, por exemplo, no convite feito às famílias à participação em momentos de oração em conjunto (ex. Bons dias), à participação em épocas festivas, à colaboração em iniciativas desportivas, culturais e vocacionais, à eleição de representantes de pais em cada turma, no apoio e relação próxima com a nossa associação de pais, com quem temos uma relação próxima e uma atitude de escuta ativa. Convocamos, com alguma frequência, o apoio das famílias na realização de algumas atividades e/ou a presença nos pais na escola para partilhas de testemunhos e/ou a simples solicitação de opiniões em relação a diferentes temas, por via de inquéritos digitais. Para nós, conhecer as famílias, as suas ideias e convicções permite-nos mais facilmente corresponder às suas expetativas e alinhar perspetivas sobre a forma como, em conjunto, educamos as suas/nossas crianças e jovens.  

Que posição têm as famílias em relação à importância de um diálogo aberto e seguro sobre a saúde mental?

A saúde mental é uma componente essencial do bem-estar individual e social. Quando as pessoas estão psicologicamente bem, são capazes de pensar com maior clareza, tomar decisões mais acertadas, e construir relações mais positivas. Por isso, num contexto escolar, a saúde mental assume particular importância, pois tem um impacto muito significativo em todas as dimensões educativas, sejam elas de aprendizagem ou sociais. 

Felizmente, temos uma relação de grande proximidade e confiança com as nossas famílias. Esta relação facilita o diálogo e a predisposição para o trabalho em parceria. Neste contexto, tem sido um grande contributo a relação próxima entre a Direção da Escola e a Associação de Pais (APESSA). 

Sentimos as nossas famílias muito esclarecidas e motivadas para um diálogo franco e aberto sobre as questões da saúde mental, acolhendo positivamente qualquer iniciativa que seja por nós dinamizada neste sentido e envolvendo-se de forma bastante participativa sempre que para tal são solicitadas. Por outro lado, estamos sempre bastante recetivos a qualquer sugestão realizada pelos pais dos nossos alunos, no âmbito desta e de outras temáticas.  

Falar sobre mecanismos de prevenção e promoção da saúde, em particular sobre a saúde mental, é algo frequente nos Salesianos do Estoril, e, como tal, é algo acolhido de forma natural por toda a comunidade educativa.   

Num mercado de trabalho cada vez mais competitivo, de que maneira a Escola Salesianos do Estoril intervém no âmbito da orientação vocacional e preparação para o Ensino Superior e/ou mercado de trabalho

Somos uma organização atenta às transformações sociais e às mudanças nos cenários educativos de curto e médio prazo. Por isso, abordamos este tema por via de diferentes mecanismos e de forma complementar.  

Importa partilhar que entendemos o discernimento vocacional de forma mais lata do que a mera maturidade vocacional para a escolha de uma via de prosseguimento de estudos e uma tomada de decisão sobre o curso a seguir após o 12.º ano. Entendemos a vocação como a descoberta do sentido da vida e da missão de cada um dos nossos jovens. Por isso, trabalhamos diariamente este tópico através do autoconhecimento e autoconsciência, que pretendemos facilitar desde idades precoces, como já acontece na Educação Pré-Escolar.  

Não obstante, o trabalho de orientação vocacional centrado no prosseguimento de estudos decorre com maior incidência no 3.º ciclo e ensino secundário. Contamos, para isso, com iniciativas variadas desenvolvidas pelo nosso departamento psicopedagógico, tais como sessões em grupo, testemunhos vocacionais com oradores convidados, masterclasses, feiras de profissões e feiras de universidades e/ou outras instituições de ensino, aplicação de testes psicotécnicos, entrevistas e acompanhamentos individuais. Contamos também com uma dinâmica curricular, especialmente no ensino secundário, de promoção de projetos de investigação e empreendedorismo, organização de eventos e conferências, que implicam a articulação com outras entidades, universidades e empresas de diferentes segmentos de mercado. Paralelamente, contamos com o know-how aprofundado dos nossos professores ao nível do prosseguimento de estudos, nomeadamente para o estrangeiro e com a sua incansável dedicação no acompanhamento dos nossos alunos, para que se sintam preparados e seguros para sair de uma “casa” que muitos deles frequentaram mais de 12 anos.   

De que modo as crianças e jovens estão a viver este contexto atual de guerra na Europa e noutras partes do mundo, clise climática, enquanto experienciamos as consequências da pandemia?  

Relativamente à saúde mental, estudos recentes têm revelado que um número significativo de estudantes portugueses apresenta problemas de saúde mental, tais como ansiedade e depressão, com impactos naturalmente negativos em todas as esferas da sua vida. Os mesmos estudos revelam que os fatores que refere, como a pandemia e os cenários de guerra, são variáveis externas que têm contribuído para esse facto. Nos Salesianos do Estoril estamos muito atentos. A relação de proximidade com os nossos alunos é um fator protetor, e temos uma equipa especializada em saúde mental diariamente com alunos e professores. Conseguimos, assim, atuar preventivamente e identificar precocemente os primeiros sinais de alerta. 

Também no que se refere à saúde mental dos nossos educadores, onde os últimos dados nacionais referem que 60% dos professores manifestam sintomas de exaustão emocional, estamos atentos e temos procurado implementar medidas preventivas para que estes números não façam parte da nossa realidade, não obstante os desafios emergentes aos quais todos estamos vulneráveis.   

Que ambições tem a Escola dos Salesianos do Estoril para o futuro? Quais as áreas de atuação passíveis de melhoria nos próximos anos? 

Temos muitas ambições, mas, mais do que ambições, temos metas que pretendemos alcançar nos próximos anos. No nosso planeamento estratégico, temos como eixos prioritários: 1. compromisso cristão e da identidade carismática – Ser uma comunidade promotora da interioridade, projeto de vida e compromisso com a casa comum; 2. Aprendizagem – Ter uma cultura de aprendizagem de alto desempenho, promotora de lideranças humanistas com uma visão planetária. 3. Responsabilidade social – ser uma comunidade que promove a transparência, a equidade e inclusão e a sustentabilidade ambiental. 

Estamos, neste momento, a implementar o processo de inovação pedagógica que está orientado para a formação de um Perfil de Aluno Salesiano à Saída da Escolaridade Obrigatória. Estamos investidos no desenvolvimento de um projeto educativo-pastoral promotor de um perfil de Pessoa dotada de competências que permitirão aqueles que passaram pelos Salesianos do Estoril uma integração plena na sociedade e a capacidade de contribuir para a construção de um mundo melhor, num contexto volátil e de transformações rápidas e profundas.  

Estamos cada vez mais abertos ao envolvimento com os diferentes segmentos na comunidade, no contexto empresarial e de investigação e pretendemos desenvolver uma rede allumni que permita aos nossos alunos continuarem connosco, mesmo após terminarem a sua formação académica nos Salesianos do Estoril. Fazem parte da nossa família e queremos que continuem connosco nos seus próximos desafios. 

Por último: De que maneira gostava que um aluno que tenha frequentado a vossa escola recordasse o tempo que aí passou? 

Esta é difícil pois as memórias são algo muito pessoal.  

Acima de tudo, que recordasse esse tempo como um tempo feliz e em que o ajudámos a fazer os outros felizes. 

Escrito por:  Rita Costa Coelho

 Publicado em: https://maiseducativa.com/2024/03/18/entrevista-selo-saudavelmente-escola-dos-salesianos-do-estoril/