Alunos do secundário participam em semana de serviço e encontro com Deus

Salesianos do Estoril > Notícias > Alunos do secundário participam em semana de serviço e encontro com Deus

Os Salesianos voltam a propor este ano, aos alunos do ensino secundário do Estoril, um tempo de missão, o “Missão Anima”. Inspirados pelo lema de vida de S. João Bosco “Da Mihi animas coetera tolle” (“dai-me almas e ficai com o resto”), a experiência proposta quer ir ao encontro de cada alma, de cada vida concreta, em espírito de alegria e de serviço, oferecendo a possibilidade de um encontro com Cristo Vivo quer aos jovens missionários, quer à população dos locais de missão.

A Missão Anima tem três focos: a missão pessoal, que quer ajudar cada jovem a crescer na sua relação com Deus e no seu compromisso de serviço ao próximo; a missão interna, que quer proporcionar crescimento enquanto grupo a todos os participantes, na vivência do espírito de comunidade e família tão marcadamente salesiano; e a missão externa, que passa pela animação de uma comunidade paroquial colocando-se ao serviço da população, com especial atenção nas crianças, jovens e idosos, proporcionando atividades de ocupação de tempos livres, em visitas aos lares de idosos ou batendo a cada porta da localidade, disponibilizando-se para ajudar no que for necessário.

Esta é uma atividade organizada de jovens para jovens. Cada missão tem um grupo de alunos que assume a coordenação e orientação da semana, ajudados por elementos da Pastoral das escolas e acompanhados por um Salesiano, que assiste e orienta espiritualmente a missão.

Este ano os Salesianos do Estoril realizaram a sua missão na Paróquia de Monte (Murtosa, Aveiro), nos dias 8 a 14 de abril, com cerca de 40 missionários. O tema pastoral do ano das casas salesianas – “Levante-te e testemunha!” – será o mote para esta semana de serviço e crescimento pessoal e comunitário na partilha da fé e da vida destes jovens.