Mensagem do Diretor dos Salesianos do Estoril

Salesianos do Estoril > Mensagens e Comunicados > Mensagem do Diretor dos Salesianos do Estoril

Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!” (Act 26, 16)

O encontro com Jesus transformou a vida de Paulo de Tarso. Ele que antes combatia os cristãos, tornou-se a melhor testemunha da morte e ressurreição de Cristo, que anunciava abertamente e sem medo. Enfrentava até as autoridades políticas do seu tempo, afirmando a sua fé e criando grande impacto com a sua forma de viver, trabalhar e testemunhar a sua fé.

“Levantar-se” implica um movimento com o qual se responde a uma interpelação pessoal para sair de si mesmo, e ir ao encontro dos outros, sobretudo do mais vulneráveis e a precisar de ajuda.

Ser testemunho” é viver em estado de sinalização e alerta. A partir do testemunho de alguém que procura dar resposta a necessidades às quais se tornou mais sensível, podem acontecer mudanças e transformações que impliquem o presente e até o futuro eclesial e social.

Dom Bosco, apaixonado pelo bem da juventude, soube reconhecer muito bem, quais eram as necessidades e o que agradava mais aos adolescentes e jovens. Por isso, o ORATÓRIO SALESIANO, se caracteriza pela educação integral dos jovens, e, nomeadamente, pela música, teatro, desporto, dança, jogo e tudo aquilo que é expressão do movimento e da alegria que brota abundantemente dos corações juvenis. 

Nas atividades educativas o exercício e o treino, são indispensáveis para alcançar os melhores resultados. Diz S. Paulo: “não sabeis que os que correm no estádio correm todos, mas só um ganha o prémio? Correi, pois, assim, para o alcançardes. Os atletas impõem-se a si mesmos, toda a espécie de privações: eles, para ganhar uma coroa corruptível; nós, porém, para ganhar uma coroa incorruptível” (1ª Cor 9, 24-25), isto é, a maturidade global para enfrentar os desafios que a transformação do mundo tanto exige.

Oxalá que, correndo e exercitando-se diariamente cada um, possa ter sempre a preparação desejada para obter a melhor prestação e excelente desempenho naquilo que considere vital e garantia de felicidade duradoira. 

Desejo a todos um excelente ano de atividades educativas, completando assim o desenvolvimento integral e a própria realização pessoal, seja qual o ambiente em que se encontre.  

Salesianos do Estoril 

P. Artur Pereira | Diretor