Artisport

Apresentação do Coordenador

 

Para Dom Bosco, cada obra salesiana deveria ser “casa que acolhe, escola que educa, paróquia que evangeliza e pátio onde todos se encontram como amigos”, tendo como ideal o de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”.

Neste sentido, as atividades ArtiSport pretendem complementar e enriquecer a vida de cada um dos nossos alunos. Desta forma, a vasta - e variada - oferta deste ambiente educativo permite explorar e enriquecer os dons dos jovens, vocacionando-os para a aprendizagem, ensinando-os e exemplificando como se aprende e como se faz.

Nos Salesianos do Estoril, encontramos um leque abrangente e eclético de atividades que conduzem à formação integral do jovem - do desporto às artes. Logo, pretendemos que toda a comunidade se sinta convidada e impelida a fazer parte deste projeto.

Em síntese, cada atividade desenvolve-se a partir de um programa próprio, sob a orientação e coordenação de educadores técnica e pedagogicamente habilitados. Isto porque ser educador, num contexto salesiano, não passa apenas pelo domínio pedagógico de cada área; na nossa escola, especificamente, ser educador é ser, estar, viver e ensinar para os outros e com os outros.

Para que todo este processo seja coerente e dê frutos, contamos com a participação ativa e colaborativa dos Encarregados de Educação na valorização do esforço realizado, das pequenas (mas tão grandes!) conquistas e da sua preciosa presença nos momentos de concretização do trabalho diário.

Nos processos de preparação e planeamento das atividades Artisport, desenvolvidos num contexto social nunca antes vivido, devido à Pandemia Covid-19, procurámos garantir todas as condições de segurança e cumprir as orientações das diversas entidades que tutelam a nossa ação. Para além disso, o funcionamento das atividades decorrerá de acordo com o previsto no Plano de Contingência dos Salesianos do Estoril.

Continuaremos a ter um espaço seguro e potenciador dos dons de cada um dos nossos destinatários: os jovens!

 

Prof. Diogo Vieira

Coordenador Artisport

 

Mensagem do Diretor

 

Escuta! E levanta-te.

É o tema mobilizador do ano educativo-pastoral 2020-2021.

A escuta é intrinsecamente transformadora para quem fala e para quem escuta: quem fala no momento em que se sente verdadeiramente escutado pode obter novas conquistas sobre si mesmo; quem escuta permite deixar-se encontrar pela comunicação do outro.

Em contexto Artisport a atenção, a escuta e a predisposição para responder voluntariamente a quanto é proposto, potenciam resultados, desenvolvem capacidades, animam a seguir com energia renovada e generosa dedicação.

Este tema e a riqueza do mesmo não terão o impacto devido se não forem trabalhados com os diversos intervenientes e nas várias atividades Artisport.

O trabalho de reflexão conjunta, pode vir a transpor-se para as programações, planificações, projetos e atividades várias deste novo ano educativo-pastoral.

Com este tema iniciamos uma grande corrida de três etapas que nos levará também até ao grande evento das Jornadas Mundiais da Juventude, dando-nos a oportunidade de fortalecer e rever os caminhos que estamos a fazer e que desejamos trilhar.

Sonhando os caminhos de Deus para que Deus caminhe connosco.

No desporto, como na vida, escutar os outros e escutar-se a si mesmo é uma excelente forma de reconhecer as suas potencialidades e aproveitar tudo quanto nos possa ser sugerido por quem nos quer bem e pretende levar ao máximo as nossas capacidades e habilidades.

Para todos, votos de um ano excelente de vitórias e conquistas.

  

Do Tema Pastoral 20-21

 

P. Artur Pereira

Diretor