Artisport

Apresentação do Coordenador

 

A escola é o espaço natural para o desenvolvimento dos dons de cada criança e jovem. Neste sentido, as atividades ArtiSport pretendem complementar e enriquecer a vida de cada um deles. Desta forma, a vasta e variada oferta desta estrutura, permite explorar e enriquecer os dons das crianças e jovens, vocacionando-os para a aprendizagem, ensinando-os, e exemplificando como se aprende e como se faz.

Nesta medida, as atividades que oferecemos coadunam-se com o nosso projeto educativo-pastoral: formar “honestos cidadãos e bons cristãos”.

Assim, nos Salesianos do Estoril, encontramos um leque abrangente e eclético de atividades que querem proporcionar a formação integral do jovem, do desporto às artes. Logo, pretendemos que toda a comunidade se sinta motivada e impelida a fazer parte deste projeto.

Cada atividade desenvolve-se a partir de um programa próprio, sob a orientação e coordenação de educadores técnica e pedagogicamente habilitados. Ser educador, num contexto salesiano, não passa apenas pelo domínio técnico-pedagógico de cada área; na nossa escola, especificamente, ser educador é ser, estar, viver, testemunhar e ensinar com e para os outros.

Por fim, e para que todo este processo seja coerente e dê frutos, contamos com a participação ativa e colaborativa dos Encarregados de Educação na valorização do esforço realizado, das pequenas (mas tão grandes!) conquistas das crianças, adolescentes e jovens, e com a sua preciosa presença nos momentos de concretização do trabalho diário.


Prof. Diogo Vieira

Coordenador Artisport

 

Mensagem do Diretor

 

ÉS MISSÃO

ArtiSport é um espaço de maior flexibilidade onde a educação, formação e evangelização podem passar por atividades que as crianças e jovens têm à escolha. Assim, o gosto, o talento, o interesse e as aptidões de cada um podem desenvolver-se imensamente.

Dom Bosco deu origem a uma metodologia educativa que designou “Sistema Preventivo”. O horizonte de tal sistema é a Felicidade. Por isso, repetia vezes sem conta: “O meu desejo é ver-vos felizes aqui e na eternidade”.

Trata-se de uma proposta educativa assente nos valores humanos e cristãos que possibilitam ao jovem a descoberta do sentido da própria vida. Mediante o Sistema Preventivo, o jovem parte da descoberta da sua realidade vocacional e coloca-se ao serviço da MISSÃO que lhe é confiada, em vista do bem comum.

O compromisso pessoal de cada jovem na MISSÃO em favor dos outros ajuda-o a reconhecer e a desenvolver os próprios dons, em vista de ambientes solidários e fraternos. Na descoberta de si e dos próprios dons, encontra-se o chamamento de Deus para uma MISSÃO com dedicação, fidelidade, confiança e disponibilidade total, conseguindo realizar-se pessoal, comunitária, social e eclesialmente.

“Eu sou uma MISSÃO na terra, e para isso estou neste mundo” (Papa Francisco, Evangelho da Alegria nº 273). Cada um é protagonista na construção do bem comum, sem se sentir instrumentalizado. É verdade que a realidade nos provoca e faz nascer em cada um a urgência da caridade, mas é fundamental que esta dedicação ao outro faça parte do um Projeto de Vida, evitando tudo aquilo que possa ser simples passatempo ou contratempo. (Cf. Tema Pastoral)


P. Artur Pereira

Diretor