Academia do Conhecimento

Programação e Robótica

> ArtiSport > Academias do Conhecimento > Programação e Robótica

A Programação e Robótica são atividades lúdicas e desafiadoras que unem a teoria e a prática. Este tipo de atividade favorece a interdisciplinaridade, promovendo a integração de conceitos de diversas áreas: Matemática, Ciência, Tecnologia e Engenharias.

Através de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Problemas e/ou a Aprendizagem Baseada em Projetos, os alunos são desafiados a solucionar diversos problemas do dia a dia, desenvolvendo os seus protótipos iniciais e produtos finais, representativos da solução procurada. Trabalham em equipas, partilhando ideias entre si através de brainstormings e resolvendo os problemas de forma colaborativa.

São levados a adquirir competências essenciais do século XXI, tais como o desenvolvimento da literacia digital, do pensamento crítico e da criatividade, bem como da comunicação e colaboração.

Competências Técnicas de Programação

  • Capacitar os alunos em diversas linguagens de programação
  • Gerar ideias e planificar a construção de protótipos

Resolução de Problemas

  • Desafios baseados em problemas reais
  • Respostas a temas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Projetos Tecnológicos

  • Criar soluções tecnológicas
  • Testar e corrigir erros
  • Apresentar soluções criadas
  • Estimular o empreendedorismo

Os alunos desenvolverão conhecimentos na área da programação e criação de robots autónomos, através da programação de microcontroladores e da exploração de sensores utilizados em robótica. Para além disso, terão contacto com a tecnologia de desenvolvimento de aplicações para dispositivos móveis, utilizando ferramentas como o App Inventor.

Contactos ArtiSport


Para mais informações contacte-nos através de email artisport@estoril.salesianos.pt

Siga-nos nas Redes Sociais

Enviar e-mail