Avançar no Sonho

Mensagem do Coordenador Artisport

> ArtiSport > Mensagem do Coordenador Artisport

Neste ano letivo somos convidados a celebrar o “Sonho dos 9 anos” de São João Bosco. Este foi um momento marcante para o nosso fundador e, por consequência, para todas as comunidades que, hoje em dia, mantém vivos o Sonho e a obra dos Salesianos.

O sonho é um processo mental que surge durante o sono. Para sonhar, não precisamos de grandes recursos ou instrumentos. Basta reconhecer a nossa vulnerabilidade e ter a coragem de fechar os olhos. É reconhecendo esta vulnerabilidade, que nos devemos entregar à missão educativa e colocar as crianças e jovens no centro da nossa ação. Celebrar o Sonho de D. Bosco é ajudar cada criança a descobrir o sonho que Deus tem para cada um de nós e orientá-la na descoberta dos seus dons e valores.

As atividades do ambiente Artisport são, para esse fim, um contexto muito privilegiado de proximidade entre educador e educando porque os destinatários são convidados a participar de livre vontade e de acordo com os seus interesses. Ser educador, numa casa Salesiana, é ajudar a esculpir uma “pedra em bruto”, procurando tirar o que não importa e salientar o que valoriza e faz feliz a Pessoa.

Avançar no Sonho, significa deixar a inércia e agir de forma positiva, fazendo com que as crianças e jovens se sintam amados. No Artisport, cada criança e jovem, escolhe o seu percurso formativo à medida do seu sonho. Os educadores, em contextos privilegiados acompanham e orientam os seus destinatários na concretização dos objetivos a que cada um se propõe. Estas atividades são, também, espaço de inovação, descoberta e ensaio para outros paradigmas pedagógicos que sabemos eficazes no processo ensino-aprendizagem. Tendo a relação pedagógica entre educador-educando como um dos pilares da ação educativa, vão surgindo novos métodos que permitem chegar mais longe no desenvolvimento das competências da Pessoa que estamos a formar.

Diogo Vieira
Coordenador Artisport dos Salesianos do Estoril

Contactos ArtiSport


Para mais informações contacte-nos através de email artisport@estoril.salesianos.pt

Siga-nos nas Redes Sociais

Enviar e-mail