1ª Jornada “Educar melhor em Cascais”

Salesianos do Estoril > Escola > 1ª Jornada “Educar melhor em Cascais”

A 1ª Jornada “Educar melhor em Cascais” aconteceu neste dia 17/02 e reuniu mais de 200 educadores, professores e pessoas interessadas pela área da educação pré-escolar e primeiro Ciclo, que recebemos de braços abertos nos Salesianos do Estoril.
O nosso auditório foi palco para profissionais como a Dr.ª Ana Teresa Brito – Professora Associada – ISPA; o Prof.º Fernando Elias e o Prof.º Luís Ribeiro, ambos do Conselho Nacional de Educação; para refletirmos juntos acerca da escola aprendente.
O Sr.º Pe. Diretor João Chaves inaugurou a Jornada com palavras de incentivo e com a partilha do carisma salesiano ao falar da importância de abrirmos o coração para se educar com afeto.
Com uma programação teórico-prática do evento, agrupou-se uma diversidade de experiências com atividades envolventes e que atraiu grande público para repensar em como educar “ainda melhor” em Cascais, com criatividade para a construção desta escola aprendente.
Discutiu-se sobre inclusão, inovação, diversidade, intencionalidade pedagógica, comunidades de aprendizagem e a ressignificação da escola como espaço que promove a felicidade dos alunos e também dos professores.
Durante todo o sábado, num clima de proximidade e envolvência entre as pessoas, a partilha teve um espaço, que deixou uma marca positiva com a esperança de voltarmos para as “nossas práticas” com motivação para superar cada desafio onde “tudo começa nas pessoas” (Câmara de Cascais).
Aprendemos uns com os outros e, o nosso caríssimo Vereador Frederico Pinho de Almeida, ressaltou esta questão ao referir-se na importância da partilha entre o ensino público e privado. É tempo de virar a escola do avesso e descoser velhos hábitos. O dia de hoje, na união da nossa escola a este evento, acaba por ser uma prova viva disso.