Palestra do CERN – 11º ano

Salesianos do Estoril > 1º ciclo > Palestra do CERN – 11º ano

No dia 13 de dezembro, no Auditório dos Salesianos do Estoril – Escola, decorreu a Palestra “Anjos e Demónios, Matéria e Antimatéria e outros mistérios no CERN”, dinamizada pelo Professor Agregado do Instituto Superior Técnico e Investigador do Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas (LIP), Doutor Pedro Abreu. 

De um modo informal, foi abordado o que se faz (e o que não se faz!) no CERN (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear). Partindo da equação de Paul Dirac (1928), que lhe permitiu postular a existência de antimatéria, e da deteção do antieletrão por Carl Anderson (1932), Pedro Abreu contextualizou os presentes, transportando-os numa viagem de “descoberta” do universo de partículas e da investigação que suporta muito desse conhecimento.

O filme “Anjos e Demónios” foi o mote para uma apresentação mais aprofundada sobre o CERN – o que se fez, o que se faz e o que muito ainda falta fazer, culminando no desafio lançado a todos os presentes, de que se entusiasmem e invistam o seu futuro na procura de respostas que sejam suporte a uma sociedade mais informada e a um desenvolvimento mais sustentável e integral.  

Os alunos da turma organizadora, 11º A, agradecem a todos os que com eles participaram nesta palestra (turmas de 11º ano do Curso de Ciências e Tecnologias), mas, sobretudo, agradecem ao Doutor Pedro Abreu a sua disponibilidade e capacidade de divulgação científica tão sagaz e consequente.