Todos na linha da frente

Salesianos do Estoril > Notícias > Todos na linha da frente

No seguimento da iniciativa promovida pela APESSA no dia 13 de fevereiro de 2021, pais, alunos, professores, Pastoral, Direção e Administração dos Salesianos do Estoril estiveram “TODOS NA LINHA DA FRENTE”, numa conversa (via Zoom) com a Dra. Carla Araújo Pimentel, médica internista no Hospital Beatriz Ângelo, dedicada aos doentes COVID e com ampla experiência nesta matéria.

A sessão iniciou com uma breve apresentação do plano estratégico adotado pelo Gabinete COVID-19 da Escola, em todas as vertentes da sua política comunicacional, tendo inclusivamente sido partilhado alguns dos dados já apurados quanto à evolução da pandemia na Escola, nomeadamente em face das medidas implementadas. Foi ainda referida a preocupação quanto aos efeitos da pandemia, nomeadamente na saúde mental e reforçada a total disponibilidade da Escola para acompanhar todos os que venham a precisar de ajuda.

Esta breve apresentação foi então seguida de uma conversa próxima com a oradora convidada, através da qual deu o seu testemunho não apenas como médica atualmente dedicada ao “doente COVID-19”, mas também como mãe que, como todos os pais, se preocupa com a segurança e saúde dos filhos. Nesse sentido louvou a iniciativa da APESSA e evidenciou a forma exemplar como a Escola tem feito a gestão da pandemia. A oradora falou do plano de vacinação e da fiabilidade das várias vacinas disponíveis, da desejada imunidade de grupo e da absoluta necessidade de se manter as três regras essenciais de segurança: a higienização/desinfeção das mãos, uso de máscara e distanciamento social. Alertou para a enorme importância do comportamento dos jovens no âmbito da pandemia, tendo salientado que a doença deixa sequelas diversas, mesmo em jovens assintomáticos, tais como cansaço ou perturbações do sono. Outras das matérias abordadas foram as consequências dos largos períodos de confinamento a que temos estado sujeitos e os sinais de possível depressão quer de adultos quer dos jovens/crianças. Deu ainda orientações e esclarecimentos diversos, entre outros, quanto à importância da monitorização de sintomas.

A conversa foi ainda animada com a participação de alunos e enriquecida com a partilha de uma jovem adolescente que deu a sua visão genuína sobre as aulas Zoom e os efeitos do confinamento na sua vida, nas suas relações pessoais e sociais, tendo o evento terminado com uma mensagem de esperança e confiança no futuro transmitida pela Dra. Carla Araújo Pimentel. Esta iniciativa da APESSA, sob o lema “TODOS NA LINHA DA FRENTE”, com a participação da Escola, pais, professores e alunos, demonstrou a importância e o valor das parcerias no esforço conjunto de combate a esta pandemia.