SOLSAL - Serviço Solidariedade Salesiana

Para realizar este serviço, os Salesianos do Estoril  contam com a generosa solidariedade da comunidade educativa e a colaboração de muitos dos nossos alunos  nas ações de voluntariado educativo, o que nos possibilita trabalhar os valores previstos na nossa proposta educativa.

Donativos

Se desejar fazer alguma oferta para “SolSal” agradecia-se que o fizesse para:

IBAN: PT50.0033.0000.45400761052.05

SWIFT/BIC: BCOMPTPL

Projetos de solidariedade

Ações

Acompanhamento de proximidade

São realizados atendimentos a famílias com crianças a cargo, que residam nas zonas de Bicesse e Manique e se encontrem em situação de vulnerabilidade social com carência económica.

Os objectivos a alcançar são definidos em conjunto com os agregados familiares acompanhados e vão ao encontro das suas necessidades. A periodicidade com que trabalhamos em conjunto depende dos objectivos a alcançar.

Local de realização: Salesianos do Estoril e Igreja de Bicesse

Famílias apoiadas

Total de Pessoas

Total de Adultos

Total de Crianças

21

87

34

53

Total de Adultos do sexo feminino

Total de Adultos do sexo masculino

Total de Crianças do sexo feminino

Total de Crianças do sexo Masculino

27

7

34

19

 

Banco SolSal

Este apoio consiste no na entrega mensal de produtos alimentares de mercearia, por confeccionar, higiene e bebé.

Local de realização: Salesianos do Estoril e Igreja de Bicesse

Total de Famílias apoiadas

Total de Pessoas

Total de Adultos

Total de Crianças

14

55

23

32

 

Total de Adultos do sexo feminino

Total de Adultos do sexo masculino

Total de Crianças do sexo feminino

Total de Crianças do sexo Masculino

17

6

17

15

 

 

 

“À mesa estou contigo” - partilha de refeições confecionadas

Esta ação funciona de segunda a sexta-feira, sendo as refeições produzidas e transportadas pelos Salesianos do Estoril e entregues às famílias apoiadas junto das suas habitações ou em locais estratégicos.

Total de Famílias

Total de Pessoas

Total de adultos

Total de crianças

15

54

21

33

Total de Adultos do sexo feminino

Total de Adultos do sexo masculino

Total de Crianças do sexo feminino

Total de Crianças do sexo Masculino

17

4

20

13

 

Espaço Juvenil de Bicesse - Crescer p'ra valer

Nesta ação participam jovens com idades compreendidas entre os 11 e os 14 anos e desenvolve-se exclusivamente na igreja de Bicesse três dias por semana durante o período letivo no seguinte horário:

Segunda-feira

Quarta-feira

Sexta-feira

15:00

15:00

15:00

19:00

19:00

18:00

Frequentam este espaço:

Total de jovens

Total de jovens do sexo feminino

Total de jovens do sexo Masculino

7

5

2

 

 

No Crescer p’ra valer, pretende-se que os jovens:

- Criem de hábitos de estudo;
- Desenvolvam os valores morais e religiosos;
- Desenvolvam competências pessoais e sociais.

Como nota final, gostaria de salientar que este trabalho com os jovens é baseado numa relação de confiança e de amor, onde os jovens encontram uma palavra de conforto. 

 

Parcerias internas

Educar com o coração

O serviço SolSal quer potenciar as qualidades inerentes dos seus jovens proporcionando um percurso escolar nos Salesianos do Estoril.

Encontram-se a frequentar os Salesianos do Estoril duas jovens. Atualmente, uma delas está no 9º ano de escolaridade, tendo iniciado o seu percurso no 7º ano; a segunda jovem frequenta o 12º ano na área de Ciências Humanas.

 

Escuteiros em ação

Consiste na parceria com o Agrupamento de Escuteiros 43 do Estoril.

A Secção Alcateia apadrinhou uma família SolSal. Mensalmente são recolhidos produtos de acordo com as necessidades da família e posteriormente entregues. Estes produtos podem ser alimentares, como também, medicamentos, produtos para bebé, entre outros.

 

Parcerias formais

O Serviço SolSal Estoril é parceiro formal da Rede Social de Cascais. Esta rede pertente promover a articulação entre as instituições do setor social ativas no Concelho de Cascais, com o objetivo de combater a pobreza e a exclusão social e promover o desenvolvimento social.

Pertencem a esta rede mais de cem instituições do Concelho de Cascais. A gestão desta Rede é da responsabilidade da Câmara de Cascais.

 

Parcerias informais

Informalmente é estabelecida uma parceria com a Farmácia Parque (Estoril), com o objetivo de desenvolver ações de sensibilização para um estilo de vida saudável, bem como angariação de produtos para bebé.

Também é desenvolvido um trabalho em parceria com a Conferência Vicentina de Bicesse através de encaminhamentos e referenciações - de parte a parte - de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Campanhas

Com objetivo de promover o espirito de solidariedade dos alunos e assistir às necessidades das famílias apoiadas pelo Serviço SolSal, as Campanhas internas decorrem em dois momentos durante o ano letivo.

 

Campanha “Kilo&Litro”

A realização desta campanha decorre no mês de dezembro distinguindo-se em dois momentos:

- Em cada sala de aula existe um ponto de recolha para alunos, professores e outros elementos da comunidade possam partilhar produtos alimentares, produtos de higiene e para bebé;

- Pelas festas de Natal, pede-se a cada convidado um produto alimentar (pacote de leite, arroz ou massa) como bilhete de entrada;

 

Campanha “Achas que tens lata?”

Por ocasião da Semana Missionária Salesiana (fevereiro), a comunidade educativo-pastoral recolhe produtos alimentares enlatados. Em cada sala de aula existe um ponto de recolha para alunos, professores e outros elementos da comunidade.