São João Bosco, pai e mestre

«Guiado por Maria, Dom Bosco viveu, no encontro com os jovens do primeiro Oratório, uma experiência espiritual e educativa. Um amor que se dá gratuitamente e que tem a sua fonte na caridade de Deus. Dom Bosco compraz-se em no-lo transmitir como forma de viver e trabalhar para comunicar o Evangelho e salvar os jovens, com eles e por meio deles» (cf. Const. 20)

A vida e obra de Dom Bosco

João Bosco nasce a 16 de agosto de 1815,  no pequeno lugar dos Becchi, próximo a Turim. Seu pai, agricultor, chama-se Francisco e sua mãe, Margarida. João é o terceiro filho da família. Próximo de completar um ano e nove meses, seu pai morre vítima de uma pneumonia. Sua mãe Margarida enfrenta um trabalho duro: com a sua sogra doente, tem cinco bocas para alimentar.

Aos 9 anos, João tem um sonho de que falará durante toda a sua vida. Descobre nele os sinais da sua vocação sacerdotal. Aos 14 anos, recebe do padre da sua aldeia as primeiras lições de latim e também uma iniciação à vida espiritual. Aos 20 anos, entra como interno no seminário de Chieri.

Ordenado sacerdote a 5 de junho de 1841, em Turim, escolheu como programa de vida Da mihi animas et caetera tolle (Dai-me almas e ficai com o resto).

Ao longo da sua vida, a pastoral de Dom Bosco destaca-se por uma assistência permanente junto dos "rapazes" mais pobres. Visita prisões, hospitais, construções, indústrias, socorrendo às necessidades mais prementes de cada jovem, nunca os abandonando, qualquer que fosse a sua situação. 

Considera urgente a criação de oratórios que acolham e eduquem "honestos cidadãos e bons cristãos", capazes de prevenir situações de risco e ajudando a redescobrir a sua condição de filhos amados de Deus.

Fontes: Nas raízes de um sonho

Algumas datas:

- 1859 - funda com os jovens a Congregação dos Salesianos
- 1872 - funda com Maria Domingas Mazzarello, as Filhas de Maria Auxiliadora (Salesianas) 
- 1876 - cria os Cooperadores Salesianos, uma associação leiga
- 1875 - os Salesianos expandem-se para fora de Itália, chegando ao sul da França 
- 1881 - chegam os primeiros missionários à Patagónia (América Latina)
- 1888 - a 31 de janeiro, Dom Bosco morre em Turim 
- 1934 - é proclamado santo por Pio XI 
- 1988 - João Paulo II declara-o «Pai e Mestre da Juventude»
- 2015 - celebra-se o bicentenário do nascimento de São João Bosco no Encontro Mundial de Juventude Salesiana, em Turim

Alguns dos seus escritos (publicados em português):

- As Memórias do Oratório
- Ensinamentos de Vida Espiritual
- A Arte de Educar
- Vidas de jovens