A identidade salesiana

Ser salesiano é pertencer à Sociedade de S. Francisco de Sales ou Congregação Salesiana, fundada por S. João Bosco (1815-1888) e orientada principalmente para a educação da juventude. 
O salesiano é, por conseguinte, um filho espiritual de S. João Bosco que dedica a sua vida a tarefas educativas, com uma preocupação particular pelos jovens em situação de pobreza e de risco, de acordo com as diretrizes e a prática do fundador.

Fonte: http://www.salesianos.pt/

O nome Salesianos vem de “Sales”, em homenagem a S. Francisco de Sales, um santo que viveu nos séc. XVI-XVII e que se distinguiu pela sua doçura, amabilidade, paciência e generosidade.
D. Bosco queria que os seus seguidores adquirissem e pusessem em prática, na sua pedagogia com os jovens, as caraterísticas de S. Francisco de Sales e, por isso, quis que se chamassem “salesianos”.

Identidade Salesiana - festa (1)

O Espírito Salesiano

A missão e o projeto de vida de Dom Bosco exprimem-se num estilo de vida e ação: o Espírito Salesiano.
Dom Bosco entreviu a finalidade original da sua missão: revelar aos jovens pobres o amor de Deus por eles (cf. Const. 2, 14).
O Espírito Salesiano, inspirado no estilo de Jesus, o Bom Pastor, qualifica a nossa espiritualidade e a nossa ação educativo-pastoral.
Dom Bosco ofereceu toda a sua vida pelos jovens. Um serviço que os ajudou a crescer, tornando-os a eles mesmos protagonistas do seu projeto de vida.
A forma mais característica e expressiva da missão salesiana é o Sistema Preventivo

A espiritualidade juvenil salesiana

As características da espiritualidade juvenil salesiana são cinco:
1) Espiritualidade do Quotidiano – ver a presença de Jesus nas situações do dia a dia
2) Da Alegria e do Otimismo – enfrentar os acontecimentos com otimismo e confiança, descobrindo nelas a vontade de Deus, e, por isso, mantendo-nos alegres
3) Da amizade com Jesus – manter uma relação próxima com Jesus através da Palavra de Deus
4) Da Comunhão Eclesial e mariana – reconhecer a Igreja como uma mãe, que à semelhança de Nossa Senhora, nos orienta e nos alimenta espiritualmente
5) Do Serviço Responsável – um serviço responsável e generoso que conduz ao discernimento da própria vocação

(in Fascículo da Delegação Nacional Salesiana da Pastoral Juvenil, n. 5)

O Sistema Preventivo

Dom Bosco viveu e aplicou o Sistema Preventivo na sua vida.
Este tem a sua origem e o seu centro na experiência do amor de Deus. É esta que define a caridade pedagógica. Demonstra paixão educativa, mas também tacto, bom senso, medida, afeto e respeito pelo adolescente e pelo jovem.
Educar, para Dom Bosco, comporta uma atitude especial do educador e um conjunto de intervenções fundadas em convicções de amor, de razão e de .
Trata-se de buscar especialmente o bem espiritual dos jovens, a salvação dos jovens, o seu bem integral.
O objetivo fundamental deste sistema é formar "honestos cidadãos e bons cristãos" como Dom Bosco lembrava.

Deus continua a chamar homens e mulheres para continuar a missão de Dom Bosco em favor dos jovens. Entre eles, os salesianos religiosos (SDB) são por Ele consagrados, reunidos e enviados para serem na Igreja sinais e portadores do amor de Deus aos jovens, especialmente os mais pobres.

(Foto Agência Ecclesia - Nuno Laíns, D.R.)
Família Salesiana

Com os salesianos, partilham a missão de Dom Bosco outros grupos da Família Salesiana, segundo as suas vocações específicas e o seu estilo de vida. Trata-se de um vasto movimento de pessoas e grupos, homens e mulheres pertencentes às mais diversas condições de vida que constituem o Movimento Salesiano.

Estão oficialmente reconhecidos 31 grupos, num total de 394.777 membros.

(Fonte: Dados Estatísticos: Roma 2017; Annuario Pontificio 2016)

A Família Salesiana em Portugal

Em território português, a Família Salesiana estende-se por várias presenças e obras que continuam a dar vida ao sonho de São João Bosco. São elas:

Salesianos de D. Bosco
Filhas de Maria Auxiliadora
Salesianos Cooperadores 
Associação de Maria Auxiliadora
Antigos Alunos
Voluntárias de Dom Bosco
Canção Nova

Visite também: