Notícia / Destaque

“SEGUE-ME, ESTOU CONTIGO”.


jul 19, 2018


SEGUE-ME.

O caminho percorrido por algumas pessoas pode servir de referência e de modelo. Está em jogo a determinação, a competência e o saber prático de alguém que vai um pouco mais à frente... Seguir outra pessoa implica reconhecer nela o TESTEMUNHO que dali pode vir como estímulo, encorajamento, capacidade de mobilização.

Foi Jesus Cristo, o Grande Líder e Mestre, que disse com Autoridade a Levi “Segue-me”. E qual foi a resposta a este convite arrebatador? Levi, LEVANTOU-SE imediatamente do seu posto de cobrança de impostos e SEGUIU JESUS.

ESTOU CONTIGO.

Para estar efetivamente com alguém, e em campo educativo muito mais, é necessário conhecer e percorrer o mesmo caminho, é apostar na PROXIMIDADE ativa, é conhecer os obstáculos e, inteligentemente, superá-los, é antecipar-se, é dar a mão, é percorrer sem descanso os caminhos que conduzem à Vida. É sempre melhor fazer tudo isto em companhia, nunca sozinhos.

Jesus Mestre, fez-se próximo, arrastou grandes multidões e a todas falava com Autoridade. Ainda hoje a sua PROXIMIDADE cria espaços de liberdade, insere na escola onde se aprende com gosto, sugere espaços onde intervenções competentes de pessoas próximas de nós e excelentes testemunhas, fazem das nossas vidas excelentes campos de crescimento humano; onde como pessoas e grupos nos podemos cultivar serena, segura e sabiamente já que o Mestre é digno de todo o crédito e ensina com Autoridade, não se tivesse Ele mesmo apresentado como “Caminho, Verdade e Vida”.

SEGUE-ME. ESTOU CONTIGO, é o tema gerador da animação educativo-pastoral dos Salesianos do Estoril.

 

P. Artur Pereira | Diretor