Regulamento Interno

Regulamento Interno Salesianos Estoril - Festa (14)

Uma escola é uma organização complexa, com múltiplos participantes, que exige um conjunto de orientações capazes de harmonizar a dinâmica dessa complexidade como referencial comum. Todos temos consciência da forte relação interpessoal que existe numa escola, onde alunos, professores, pais, encarregados de educação, responsáveis e diferentes colaboradores se encontram no dia-a-dia, na execução de tarefas que visam o bem comum e que, como tal, exigem de todos o respeito por normas de conduta, de relacionamento e de funcionamento.

Este Regulamento Interno pretende ser um instrumento de orientação e normalização da vida da comunidade educativa: define e articula toda a vida organizativa da Escola, regula a participação de todos os intervenientes no processo educativo da comunidade, aplicando-se a Alunos, docentes, pessoal não docente, pais e encarregados de educação, órgãos de administração e gestão, serviços de apoio educativo, estruturas de orientação educativa de todos os ambientes dos Salesianos do Estoril, bem como os deveres e direitos de todos os seus intervenientes.

Baseando-se na legislação em vigor, pretende aplicar à realidade escolar os princípios, as normas, os valores presentes no legislado à escola que somos e gostaríamos de ser: uma escola de harmonia, de possibilidade de crescimento e realização pessoal, de diálogo, de compromisso, respeito, empatia, compreensão, partilha, justiça e verdade.

Este Regulamento encontra-se alicerçado em valores que se consideram essenciais para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, valorizando a pessoa de cada interveniente, as suas dinâmicas e as suas possibilidades de futuro e felicidade.

Como sistema normativo, está naturalmente vinculado à tradição da pedagogia salesiana aplicada nesta escola há mais de setenta e cinco anos, com o fim fundamental de continuar, à maneira de D. Bosco, a formar “honestos cidadãos e bons cristãos”, fundados na “razão, religião e amabilidade”, formalizando e sistematizando as orientações definidas no Projeto Educativo e na Proposta Educativa Salesiana aqui concretizados em normas de ordem prática.

Este é o “nosso” Regulamento. Espero que seja um instrumento capaz de realizar as suas funções próprias em resposta à procura dos seus objetivos intrínsecos, motivadores de uma Escola a caminho de um ideal de harmonia. Da norma à vida. Do dever ao dever ser. Da vida à vida plena.

O Diretor


Se desejar consultar o Regulamento interno, clique abaixo.
 

Regulamento Interno


Outros documentos:

Escola

  • Calendário Escolar

  • Plano de Atividades

  • Plano de Estudo/Desenvolvimento do Currículo

  • Tabela de preços em vigor