À Conversa com...

0002

O Parlamento Europeu lançou o programa educativo "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" com o objetivo de facultar, aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia.

 

Trata-se de um programa transfronteiriço que é impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros.

 

O sucesso desta ambiciosa iniciativa depende do envolvimento de professores e alunos que terão a seu cargo a partilha dos conhecimentos adquiridos sobre o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu. Ao fazê-lo, habilitam o estabelecimento de ensino no qual se inserem a receber a distinção 'Escola Embaixadora do Parlamento Europeu' e, subsequentemente, os alunos e professores mais diligentes poderão ser convidados a participar numa sessão Euroescola.

Foto professores Estoril

Participação dos Professores dos Salesianos do Estoril na Formação de base do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (29/set/2017)

NOVO

Relatório das atividades realizadas no âmbito do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

Pode consultar 
Escolas Embaixadoras Parlamento Europeu - relatório Salesianos do Estoril - 30 de abril

Relatório Referendo e Dia da Europa - Salesianos do Estoril

24 de maio de 2018

Novas conversas...

Clotilde Câmara Pestana
Clotilde Câmara Pestana

Desenvolveu a sua carreira na Administração Pública, como técnica superior, no Gabinete de Estudos e Planeamento,  no Gabinete para a Integração Europeia  do Ministério da Industria e ...Entrevista Integral

 

Manuel Gaião
Manuel Gaião

Nasci na aldeia dos Fóios, conselho do Sabugal, distrito da Guarda. Iniciei a minha vida escolar em 7 de outubro de 1950, com sete anos de idade. Nessa altura ainda...
Entrevista integral

Outras entrevistas...

Marcos-Perestrello
Marcos Perestrello

Marcos Perestrello nasceu em 1971. É advogado, licenciado em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Foi Secretário de Estado da Defesa Nacional e dos Assuntos do Mar, no XVIII Governo…

Maria-Celeste-Cardona
Maria Celeste Cardona

Política portuguesa, Maria Celeste Lopes Cardona nasceu a 30 de junho de 1951, em Aguim, na Anadia, no seio de uma família humilde. Aos sete anos foi para Lisboa com os pais e quando acabou a escola comercial…

Antonio-Pires-de-Lima
António Pires de Lima 

António Pires de Lima nasceu a dia 7 de abril de 1962. Estudou no colégio São João de Brito, é filho de António Pires de Lima, que foi advogado, e de Maria José Pires de Lima. É o filho mais velho de 4 irmãos…
Entrevista integral

Herro-Mustafa
Herro Mustafa

No âmbito do Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu”, aconteceu no passado dia 19 de janeiro, uma Sessão intitulada “From a refugee camp to Internacional Diplomacy. A True story”, com a Herro 
Entrevista integral

profile-photo
Jorge Manuel Teixeira Da Mota

Tenho 56 anos, nasci em 1961 na então colónia portuguesa de Moçambique e sou Mestre em Direito (ciências jurídico-criminais). Vivi o período entre o 25 de Abril de 1974 e Abril de 1976 ainda…
Entrevista integral

Luis-Pedro-Russo-da-Mota-Soares
Luís Pedro Russo da Mota Soares

Luís Pedro Russo da Mota Soares nasceu no dia 29 de maio de 1974, em Lisboa. É casado com Sofia Mota Soares com quem tem dois filhos. Estudou nos Salesianos do Estoril, é licenciado em Direito e esteve…
Entrevista integral

Europa

Texto de Jacques Le Goff

Depois de um voo de pouco mais de três horas, um viajante francês vindo de Paris desembarca em Istambul (outrora Constantinopla),uma cidade muito grande. Está na Turquia e na Europa.

Em Istambul, por uma ponte de algumas centenas de metros, atravessa um estreito braço do mar, continuando na Turquia, mas já fora da Europa, porque agora está na Ásia. Passou a pé, em alguns minutos, da Turquia europeia para a Turquia Asiática.

O que é a Europa? Um continente respondem os geógrafos, isto é, um conjunto de terras bem definido por fronteiras naturais, geralmente mares. E a Oriente?

Será que a Europa existe? O que significa ser europeu?

Desde a Antiguidade greco-romana e particularmente desde a Idade Média, a Europa em que vivemos está em gestação. Uma Europa diversa cujas heranças comuns são sobretudo culturais.

Como se pode ser europeu? Como podem adversários de ontem tornar-se amigos e parceiros?

Como poderemos tornar a Europa mais unida? Que Europa?

Creio que a construção de uma Europa bela e boa, rica da sua história e consciente dos seus erros, é o grande projeto oferecido à vossa geração.