Plano de atividades do Programa EEPE

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O Parlamento Europeu lançou o programa educativo "Escola Embaixadora do Parlamento Europeu" com o objetivo de facultar, aos alunos conhecimentos para uma maior consciencialização dos jovens no tocante à cidadania europeia.

 

Trata-se de um programa transfronteiriço que é impulsionado, em simultâneo, pelos Gabinetes de Informação do Parlamento Europeu, sitos em todos os Estados-membros.

 

O sucesso desta ambiciosa iniciativa depende do envolvimento de professores e alunos que terão a seu cargo a partilha dos conhecimentos adquiridos sobre o papel que a União Europeia desempenha no nosso quotidiano, bem como sobre o poder de decisão democrático do Parlamento Europeu. Ao fazê-lo, habilitam o estabelecimento de ensino no qual se inserem a receber a distinção 'Escola Embaixadora do Parlamento Europeu' e, subsequentemente, os alunos e professores mais diligentes poderão ser convidados a participar numa sessão Euroscola.

Foto professores Estoril

Participação dos Professores dos Salesianos do Estoril na Formação de base do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu (29/set/2017)

NOVO

Relatório das atividades realizadas no âmbito do Programa Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

Pode consultar 
Escolas Embaixadoras Parlamento Europeu - relatório Salesianos do Estoril - 30 de abril

Relatório Referendo e Dia da Europa - Salesianos do Estoril

24 de maio de 2018

Objetivos do Programa:

• Maior consciencialização política e social dos jovens sobre a cidadania europeia;
• Compreender o papel da UE no nosso quotidiano;
• Tomar consciência do poder democrático do Parlamento Europeu;
• Criar uma rede cada vez maior de escolas, professores e alunos, em interação com o Parlamento Europeu, os seus deputados e os gabinetes de informação.

Ligação aos conteúdos programáticos das disciplinas do Ensino Secundário – História B, Economia e Geografia A. 

História B:

1.3 – Os polos de desenvolvimento económico: 
• A CONSOLIDAÇÃO DA COMUNIDADE EUROPEIA.
• A EU E AS DIFICULDADES NA CONSTITUIÇÃO DE UMA EUROPA POLÍTICA.

Economia:

12.1. Noção e formas de integração económica.
12.2. O processo de integração na Europa.
12.3. Desafios da UE na atualidade.
12.4. Portugal no contexto da EU.

Geografia A:

Módulo inicial - A posição de Portugal na Europa e no Mundo.
• Reconhecer a importância da integração de Portugal no contexto da União Europeia

Tema 2 - Os recursos naturais de que a população dispõe: usos, limites e potencialidades.
• Abordagem sectorial da influência da política da UE para Portugal, em diversos domínios:
A. Energia (Política energética Comum)
B. Pescas (Política Comum de Pescas)

Tema 3 - Os espaços organizados pela população.
• Abordagem sectorial da influência da política da UE para Portugal, em diversos domínios:
A. Agricultura (Política Agrícola Comum)
B. A posição das cidades portuguesas nas redes ibérica e europeia

Tema 4 - A população, como se movimenta e comunica.
• Abordagem sectorial da influência da política da UE para Portugal, em diversos domínios:
A. Transportes (Política Comum de Transportes)
B. Telecomunicações (Agenda Digital para a Europa)
C. Ambiente (Política Ambiental Comunitária)

Tema 5 - A integração de Portugal na UE: novos desafios e novas oportunidades.

Abrangência do Programa

No dia dezoito de outubro de dois mil e dezassete, pelas dezassete horas, os docentes do Departamento de História, Geografia e Economia reuniram e consideraram que, devido à pertinência do tema, seria fundamental envolver diferentes níveis de ensino da nossa escola; teremos, por isso, atividades programadas para o 1º Ciclo, 2º Ciclo, 3º Ciclo e Ensino Secundário.

Entretanto, começámos a desenhar um crachá para entregar, no início de Dezembro, aos Embaixadores Juniores e Seniores, cujo modelo segue em anexo.

Quanto à criação do Infopoint, para nós faz todo o sentido que este estivesse no site da escola; pretendemos que na homepage se destaque esta área de conteúdos. Por ser um trabalho de alguma complexidade não foi uma tarefa fácil mas já disponível em http://www.estoril.salesianos.pt/escola/escola-embaixadora-pe/apresentacao

No Infopoint, para além do material didático que nos foi fornecido, iremos colocar todas as atividades que iremos realizar ao longo do ano escolar, que passam por um programa de rádio mais direcionado aos alunos do Ensino Secundário, com entrevistas ou informações pertinentes sobre a União Europeia e o Parlamento Europeu.

Também iremos publicar duas entrevistas que os alunos do 9º ano vão fazer a dois ex-ministros, no início do segundo período.

 Estamos a organizar um concerto pela Paz, a 31 de janeiro, no qual participarão alunos do Ensino Secundário (que já estão a ensaiar) e do 3º Ciclo. Pretendemos que no intervalo das canções seja declamada, em várias línguas, poesia europeia, que os alunos, em grupos, estão já a pesquisar. No mesmo dia estamos a pensar realizar uma exposição com os trabalhos desenvolvidos pelos discentes e fazer um quiz sobre o Parlamento Europeu e a União Europeia.

Alunos de diferentes níveis de ensino, estão a fazer pesquisa sobre contos e lendas europeias, para posteriormente serem lidas aos discentes do 1º Ciclo, que entretanto vão “pintar a Europa” com materiais de apoio pedagógico fornecidos pelo Centro Europa, quer no dia da formação base, quer em posterior visita ao referido Centro.

Outros alunos vão abordar outras temáticas, como Desporto ou Ciência na Europa.

 No 2º Ciclo, os docentes de História e Geografia de Portugal vão fazer um intercâmbio com as duas turmas do 5º e 6º ano: durante uma aula de Formação, o 6º ano irá fazer uma apresentação à turma do 5º ano sobre a União Europeia e o Parlamento Europeu e o 5º ano, na medida em que esteve a dar Geografia, irá dar fazer uma apresentação sobre os Continentes, com incidência no Continente Europeu e países do mesmo, bem como, as suas principais características.

Pretendemos criar um pequeno Infopoint na sala dos professores, para que estes também se sintam motivados para esta temática. 

No âmbito do Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, consideramos relevante, desenvolver com os alunos da História B do Ensino Secundário, as seguintes propostas:

1º Palestra/Apresentação 

Preletora: Herro Mustafa (Ministra Conselheira da Embaixada dos Estados Unidos da América). 

Tema proposto: “From the refugee camp to Internacional Diplomacy. A true story.”

Datas propostas para a realização desta apresentação: 
• 19 ou 26 de Janeiro – 11:30h até 13:10h
• 19 ou 23 de Fevereiro – 11:30h até 13:10h
• 16 ou 23 de Março – 11:30h até 13:10h

Enquadramento: 
Este tema foi pensado tendo em conta o Lema da escola: “Não temas. Estou contigo.”
No contexto do Programa “Escola Embaixadora do Parlamento Europeu,” e considerando a problemática da nova vaga de refugiados a que temos assistido na Europa nos últimos anos, a mesma Palestra/Apresentação pode ser um bom momento para compreensão e sensibilização para este complexo tema dos nossos dias.

2º Outras propostas de atividades a desenvolver e a serem pensadas

• Prémios Nobel europeus laureados (desconhecidos e a precisarem de ser recordados);   
• Pintores / Pinturas de artistas europeus (Artistas contemporâneos importantes mas igualmente desconhecidos);
• Escritores europeus, contemporâneos (ou não), mas também ainda pouco conhecidos);
• Hinos Nacionais dos diferentes países (escutar os Hinos e ter conhecimento do significado da Letra); 
• Seleções de futebol / jogadores; 
• Canções vencedoras (ou vencidas) do Festival da Eurovisão, que trouxeram algo de bom… alguma mudança;
• Caricaturas sobre a União Europeia
• …
Com o objetivo de promover a consciencialização para a importância da União Europeia, da democracia parlamentar europeia e proporcionar aos jovens um melhor conhecimento sobre a União Europeia e sobre o Parlamento Europeu, os alunos do 9º, 10º e 11º anos irão realizar diversas iniciativas nas disciplinas de Geografia e Geografia A ao longo do ano letivo 2017/2018. 

Neste âmbito, propõe-se a realização, ao logo do 2º e 3º período, das seguintes atividades:
• Construção do cartão do cidadão dos 28 Estados-membros da UE e das suas cinco instituições europeias, por parte dos alunos do 9º ano;
• Realização e apresentação de um pequeno filme, seguido de debate, abordando o processo de integração de Portugal na União Europeia, bem como os desafios e as oportunidades que esta instituição proporciona ao país, trabalhando, desta forma, o tema 5: “A integração de Portugal na união europeia: Novos desafios e novas oportunidades”, por parte dos alunos das turmas 10ºD e 11ºD. 

Na reunião de Departamento de História, Geografia e Economia realizada a 29 de novembro, foi proposto que na Semana das Ciências Socias e Humanas, que terá lugar na nossa escola de 7 a 11 de maio, a nossa cantina sirva pratos típicos da Europa, e a 9 de maio, dia da Europa, será festejado com uma grande exposição dos trabalhos realizados pelos alunos dos diferentes níveis de ensino, fazendo ligação ao Programa Escola Embaixadora do Parlamento Europeu e aos conteúdos programáticos das disciplinas mencionadas.
A data proposta para a visita a realizar à nossa escola, pela Coordenadora do projeto, a Professora Doutora Alice Cunha, será 31 de janeiro de 2018.

Europa

Texto de Jacques Le Goff

Depois de um voo de pouco mais de três horas, um viajante francês vindo de Paris desembarca em Istambul (outrora Constantinopla),uma cidade muito grande. Está na Turquia e na Europa.

Em Istambul, por uma ponte de algumas centenas de metros, atravessa um estreito braço do mar, continuando na Turquia, mas já fora da Europa, porque agora está na Ásia. Passou a pé, em alguns minutos, da Turquia europeia para a Turquia Asiática.

O que é a Europa? Um continente respondem os geógrafos, isto é, um conjunto de terras bem definido por fronteiras naturais, geralmente mares. E a Oriente?

Será que a Europa existe? O que significa ser europeu?

Desde a Antiguidade greco-romana e particularmente desde a Idade Média, a Europa em que vivemos está em gestação. Uma Europa diversa cujas heranças comuns são sobretudo culturais.

Como se pode ser europeu? Como podem adversários de ontem tornar-se amigos e parceiros?

Como poderemos tornar a Europa mais unida? Que Europa?

Creio que a construção de uma Europa bela e boa, rica da sua história e consciente dos seus erros, é o grande projeto oferecido à vossa geração.

O programa EEPE no Facebook
Twitter: #EPambassadorSchool