Departamento Psicopedagógico



O Departamento Psicopedagógico é constituído por 13 elementos, designadamente, seis Psicólogas, duas Professoras de Educação Especial e cinco Professoras de Apoio.




MISSÃO

A atividade do Departamento pretende facilitar a adaptação e o sucesso escolar, e a gestão de comportamentos e dos relacionamentos interpessoais, em suma, almeja o desenvolvimento integral das crianças e jovens e dos seus educadores, contribuindo para o bem-estar e funcionamento óptimo de toda a comunidade educativa.

O Departamento tem como principal missão, promover o desenvolvimento emocional e social dos diversos elementos da comunidade educativa bem como, a optimização dos processos de ensino e de aprendizagem.

OBJETIVOS

PSICOLOGIA

Colaborar na dinamização de atividades de acolhimento junto dos alunos.

Observar os alunos em contexto de sala de aula, de recreio e de visitas de estudo, com o objetivo de os conhecer, bem como, as dinâmicas relacionais de cada turma.

Observar, Monitorizar e Analisar alunos que sejam alvo de Referenciação, pela Direção Pedagógica e/ou outros elementos da comunidade educativa.

─ Triagem de dificuldades escolares, com o propósito de avaliar a origem das mesmas, de forma a ultrapassar o insucesso sentido ou encaminhar para uma avaliação ou intervenção externa.

─ Triagem socio-emocional, com o objetivo de averiguar a origem da instabilidade ou desajuste emocional e/ou social, avaliar a situação ou encaminhar para uma avaliação ou intervenção externa.

─ Aconselhamento Parental e/ou Educacional a pais/Encarregados de Educação e quando relevante, Encaminhamento para avaliação ou intervenção externa.

─ Constituição de Notas Informativas sobre alunos encaminhados para avaliação psicológica, psicopedagógica, médica ou outras avaliações externas.

─ Articulação com Diretores de Turma, Professores, Coordenadores de ano e Diretor de Ciclo, bem como, com técnicos exteriores, como terapeutas da fala, psicólogos, técnicos de educação especial e terapeutas ocupacionais.

Apoiar os professores na gestão dos comportamentos e das aprendizagens dos seus alunos, com o objetivo de promover o bem-estar e o sucesso académico.

Avaliar e caracterizar os Estilos de Aprendizagem - Linguístico, Logico-matemático, Cinestésico, Musical, Intrapessoal, Interpessoal dos alunos dos diversos ciclos de ensino.

Apurar o Perfil Socioemocional das turmas nos domínios académico, social e emocional, com o objetivo de caraterizar as dinâmicas grupais e facilitar os processos de gestão de sala de aula.

Desenvolver Programas de Promoção de Competências Sociais, Emocionais e Cognitivas:

─ Programa de Estimulação de Competências Pré-Escolares (Ensino Pré Escolar)

─ Programa de Competências Socioemocionais (1ºciclo).

─ Programa de Autorregulação de Aprendizagem – Desafia-te a Aprender (2ºciclo- Estudo Geral 2).

─ Programa Promoção dos Direitos Humanos - #Somos Diferentes, Somos Iguais (2ºciclo- Formação).

─ Programa Competências Socioemocionais - #Desafia-te a Crescer (7º e 8º anos - Formação).

─ Programa Orientação Escolar e Profissional - #Desafia-te a Descobrir (9º ano - Formação).

─ Programa de Educação pelos Pares - #Segue-me! (2ºciclo, Ensino Secundário e Pastoral)

─ Programa de Educação para o Sucesso (10º e 11º anos, Formação)

─ Programa #12º ano e depois? (12º ano, Formação)

Colaborar com a Direção Pedagógica na seleção de alunos candidatos e na constituição dos grupos-turma na Educação Infantil, Pré-escolar, 1º e 2º ciclos.

Promover ações de Formação e Capacitação para Professores, Funcionários e Pais.

Desenvolver e organizar palestras e ações se sensibilização para os alunos dos diversos ciclos de ensino.

 

EDUCAÇÃO ESPECIAL

Avaliar e orientar as intervenções adequadas a cada aluno, juntamente com os vários ciclos, por forma a promover o sucesso escolar dos alunos e o seu desenvo1lvimento global.

Colaborar na identificação das necessidades e das propostas específicas e individualizadas a realizar para cada aluno com necessidades educativas especiais.

Prestar sempre que necessário, informação útil aos docentes das turmas com alunos com necessidades educativas especiais, de modo a assegurar uma correta utilização dos meios pedagógico-didáticos.

Acompanhar alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE): Elaborar Relatórios Técnico-Pedagógicos, Programas Educativos Individuais e requerimentos de condições especiais na realização das provas de final de ciclo e exames nacionais.

Prestar apoio Pedagógico Personalizado:

Intervenção a alunos com NEE

- Apoio individual

- Apoio em sala de aula 

 

APOIO ESCOLAR

Prestar intervenção a alunos com dificuldades escolares:

- Apoio em pequeno grupo

- Apoio em sala de aula