Psicologia da Educação

A psicologia da educação é uma disciplina-ponte, de natureza aplicada, cujo objeto de estudo são os processos de mudança (desenvolvimento, aprendizagem e socialização) que ocorrem nas pessoas na sequência da sua participação numa ampla gama de situações e atividades educacionais.

Trata-se de um acontecimento independente da idade e de outras características concretas das pessoas e dos traços específicos das situações e atividades educacionais, não se circunscrevendo às que ocorrem em contexto escolar.

Sendo o processo de ensino-aprendizagem um dos objetos fundamentais desta ciência, importa também abranger a educação familiar da criança e do adolescente, considerando que o processo de ensino-aprendizagem não se limita ao aspeto puramente cognitivista, sendo também afetivo- -motivacional, diferencial, desenvolvimental, ultrapassando o contexto escolar.

Ao psicólogo da educação cabe, nesse sentido, a tarefa de observar (diagnóstico), interpretar (prognóstico) e intervir no ato educativo, aos mais diversos níveis da aprendizagem, promovendo o educando e potencializando ao máximo as suas competências nas mais variadas vertentes.

Destinatários: inscrições estão abertas nos horários propostos na ficha de inscrição.

Mais informações

Consultar Informações e Procedimentos

Horários e mensalidades

(em atualização)